Corpo e Existência: Outro Modo de Compreensão da Psicossomática

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ISSN: 19818076
Editor Chefe: Alexandre Dittrich
Início Publicação: 31/12/1996
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Psicologia

Corpo e Existência: Outro Modo de Compreensão da Psicossomática

Ano: 2011 | Volume: 15 | Número: 1
Autores: Jurema Barros Dantas
Autor Correspondente: Jurema Barros Dantas | [email protected]

Palavras-chave: corpo, existência, psicossomática.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Ao corrermos os olhos nos conceitos fundamentais das psicologias, psicoterapias e psicopatologias
vigentes, percebemos que na maioria das vezes elas continuam basicamente comprometidas com uma
compreensão dos fenômenos através de nexos causais psicodinâmicos. A psicossomática, neste
cenário, acaba sendo uma análise das causas psíquicas atuantes sobre as regiões corporais, sistemas e
órgãos envolvidos nas patologias. Com a contribuição de Heidegger, a esfera somática se desvela
como um modo de realização da existência humana e, sendo as queixas psicossomáticas um fenômeno
tão presente na clínica contemporânea, pensamos ser plenamente justificável a proposição deste artigo
no qual os fenômenos psicossomáticos deixam de ser vistos como um desequilíbrio funcional nas
relações mente-corpo, para serem concebidos numa relação de imanência com a existência.



Resumo Inglês:

When we analyze the fundamental concepts of psychology, psychotherapy and psychopathology
available these days, we realize that in general they are basically committed to the understanding of
phenomena through psychodynamic causal links. Psychosomatic in this scenario is considered an
analysis of psychological causes acting over body regions, systems and organs involved in
pathologies. With Heidegger‟s contribution, the somatic sphere is conceived fundamentally as a
means of realization of human existence. Therefore, as psychosomatic complaints are a current
phenomenon in contemporary clinical practice, we consider our proposition in this article justifiable
because, according to it, psychosomatic phenomena are not seen as a functional unbalance in mindbody
relations; instead, they are understood as immanent to human existence.