Corações na Curva do Rio a imagem do inimigo no western
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Corações na Curva do Rio a imagem do inimigo no western
Autor Correspondente: Lúcio Reis Filho | [email protected]
Palavras-chave: Cinema de faroeste; etnocentrismo; Ãndios americanos
Resumos Cadastrados
Resumo Português:
O presente artigo discute a representação do Ãndio americano no western. Esse gênero surge
ainda nos primeiros anos do século XX, e suas produções costumam ser ambientadas no
perÃodo de destruição das culturas nativas dos Estados Unidos (1860-1890). Diversos filmes
de faroeste apresentam uma visão de mundo fundamentada no etnocentrismo e no discurso
conservador da ideologia dominante. O Ãndio surge enquanto um obstáculo à conquista de
território, representante selvagem e incivilizado de uma minoria incômoda para a expressão
desenvolvimentista de uma nação em progresso. Nesse sentido, serão analisados alguns dos
trabalhos mais representativos de quatro cineastas americanos: Ford, Sturge, Eastwood e
Peckinpah. Pretende-se inferir se tais obras contribuÃram com o fortalecimento daquele que se
tornou um estereótipo central no mito americano, dos Ãndios cruéis e impiedosos.
Resumo Inglês:
This paper analyzes the representation of Native Americans in the western film. This genre emerges
in the first half of the 20th century, with stories generally set between 1860 and 1890, period of
the destruction of Native American culture. Several western films reproduce a worldview based
on ethnocentrism and the conservative ideology, depicting Native Americans as an obstacle for
territorial conquest, as savage and uncivilized beings, an inconvenient minority that blocks the
expression of a nation in progress. Hence, films from four American directors – Ford, Sturge,
Eastwood and Peckinpah – will be carefully studied in order to confirm whether these movies
had contributed for the construction of a central stereotype in the American mythology, the
portray of Native Americans as merciless savages.