Copa, Estrela e Coração – as cores e os sentidos de Parintins/AM durante a Copa do Mundo no Brasil e o Festival Folclórico do Boi-Bumbá

Ponto Urbe

Endereço:
Avenida Professor Luciano Gualberto - 315, sala 22 - Butantã
São Paulo / SP
05508-010
Site: https://journals.openedition.org/pontourbe/
Telefone: (11) 3091-3171
ISSN: 19813341
Editor Chefe: Profª. Drª. Silvana de Souza Nascimento
Início Publicação: 06/08/2007
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Antropologia

Copa, Estrela e Coração – as cores e os sentidos de Parintins/AM durante a Copa do Mundo no Brasil e o Festival Folclórico do Boi-Bumbá

Ano: 2014 | Volume: 2 | Número: 15
Autores: Ana Letícia de Fiori , Renan Albuquerque Rodrigues
Autor Correspondente: Ana Letícia de Fiori , Renan Albuquerque Rodrigues | [email protected]

Palavras-chave: Festival Folclórico de Parintins, Copa do Mundo, iconoclash, megaeventos

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo visa uma análise da justaposição dos eventos da Copa do Mundo da FIFA no Brasil e do Festival Folclórico do Boi-Bumbá na cidade de Parintins/AM. A partir de breve recapitulação da realização da Copa no Brasil e exposição dos contornos do Boi- Bumbá, contrapõe-se a busca de uma brasilidade unida pela Seleção Brasileira de Futebol e a rivalidade constitutiva entre os Bois-Bumbás Caprichoso e Garantido. Para tanto, desloca-se o conceito de Copa do Mundo como “fato social total”, classificação que poderia estender-se ao festival, para apreender os iconoclashes produzidos por tropos conjuntivos e disjuntivos, e o englobamento das cores e da iconografia da Copa pela política cromática de Parintins.



Resumo Inglês:

This article analyzes the justaposition of the FIFA's World Cup in Brazil and the Boi Bumbá Folcloric Festival in the city of Parintins, state of Amazon. After a brief summary of Brazil World Cup realizations and a synopsis of Boi Bumbá outline, this article compares the intended Brazilianess united by the support to Brazilian Football Team and the constitutive rivelry between the Boi Bumbás Caprichoso and Garantido. Therefore, the conceptualization of the World Cup, a conceptualization that would equally fit the Festival, is desplaced in order to grasp the iconoclashs produced by connective and disjunctive tropes and also by the aggregation of colors and iconography of the Cup into the chromatic policy of Parintins.