Desde o 11 de setembro de 2001, debates sobre o Islã foram intensificados, em busca
de explicações plausÃveis sobre os ataques terroristas ao World Trade Center. Foram
colocadas em pauta, sobretudo nas mÃdias, nacional e internacional,hoje, uma das
mais importantes fontes de informação e de construção dos nossos mundos cognitivos,
questões sobre o que são os muçulmanos e o Islã. Motivada por esse cenário e pelo
crescimento do número de muçulmanos no mundo, praticamente um quarto da
população mundial, no qual os muçulmanos por conversão também são parte, decidi
observar e comparar os dois campos, Brasil e em Portugal, tomando nota das ricas
relações entre religião e cultura, entre tradição e modernidade. Dois campos com
diferentes procedências, vertentes religiosas, escolas de pensamento, movimentos
religiosos, que resultaram não somente em diversidade, mas igualmente em
semelhança, em conflito e em dilema. De onde se observa que também a diferença une
todos os muçulmanos do mundo.
Since September 11th 2001, debates over Islam have been intensified in search for
plausible explanations for the terrorist attacks to the World Trade Center. Questions
on what Muslims and Islam are have been at stake, above all, in the national and
international media nowadays, one of the most important information sources as well
as for building our cognitive worlds. Inspired by the scenario as well as by the
growing number of Muslims in the world, almost a quarter of the population, included
converted Muslims, I decided to observe and compare two fields, Brazil and Portugal,
taking note about the richly relations between religion and culture, tradition and
modernity. They are two fields with different origins, religious tendencies, schools of
thought, religious movements, which have resulted not only in diversity, but also in
similarity, conflict and dilemma. In observing that the difference also unites all
Muslims in the world.