A controvérsia Leibniz e Locke quanto ao conceito de pessoa moral: uma outra introdução aos "Ensaios de teodiceia"

Revista Helius

Endereço:
Avenida da Universidade, 850 - Campus Betânia - Alto da Brasília
Sobral / CE
62040370
Site: https://helius.uvanet.br/index.php/helius/
Telefone: (88) 3611-6370
ISSN: 23578297
Editor Chefe: Fabrício Klain Cristofoletti
Início Publicação: 06/02/2014
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Filosofia

A controvérsia Leibniz e Locke quanto ao conceito de pessoa moral: uma outra introdução aos "Ensaios de teodiceia"

Ano: 2020 | Volume: 3 | Número: 1
Autores: William de Siqueira Piauí, Daniel Soares Silveira, Marcos Deyvinson Ferreira Damacena
Autor Correspondente: William de Siqueira Piauí | [email protected]

Palavras-chave: Leibniz. Locke. Identidade. Sujeito. Ética.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Como sabemos, G. W. Leibniz (1646-1716) escreve os Novos ensaios em resposta ao Ensaio sobre o entendimento humano do filósofo inglês John Locke (1632-1704), e podemos dizer, com certeza, dadas as suas dimensões e a variedade de assuntos, que em nenhuma outra obra Leibniz trabalha mais exaustivamente a forma do diálogo, muitas vezes explicitando o desacordo profundo entre suas filosofias, daí principalmente seu caráter de controvérsia. O que pretendemos em nosso artigo é, detalhando certos momentos dialógicos e recuperando certo papel que os conceitos de consciência, substância e mônada são chamados a desempenhar, mostrar como o capítulo XXVII, do livro II, dessas obras, ou seja, o capítulo sobre a identidade e a diversidade, apresenta um de seus momentos mais fundamentais e de maior desacordo ao recuperar, no caso dos Novos ensaios, já se valendo do conceito de mônada humana ou da reforma do conceito de substância, o problema que Leibniz vinha tentando resolver mesmo antes do Discurso de metafísica, conforme ficou registrado na carta ao teólogo luterano o abade Gerhard Wolter Molanus (1633-1722) de 1679, e atingirá, tomando como ponto de partida a argumentação desenvolvida naquele capítulo, sua formulação mais exaustiva e desenvolvida nos Ensaios de teodiceia. Com isso esperamos deixar claro que, tendo resolvido a parte mais importante do problema, ou explicitado aquilo que faz a base do fatum  christianum, o capítulo XXVII, l. II, dos Novos ensaios é uma excelente introdução ao que fundamenta os Ensaios de teodiceia.



Resumo Inglês:

As we already know, G. W. Leibniz (1646-1716) wrote the New essays answering to Essay concerning human understanding, by the english philosopher John Locke (1632-1704), and we can say that, certainly, given its dimensions and variety of subject, more than in any other work Leibniz uses dialogues exhaustively, many times to make explicit a deep disagreement between their philosophies, hence it comes its controversial character. We intent to detail certain dialogical moments and recovering certain roles that the concepts of consciousness, substance and monad play, showing how the chapter XXVII, book II, of these works, it is, chapter concerning identity and diversity, presents one of its fundamental moments and greater disagreement when recovering, in New essays, already using the concept of human monad or the reformed concept of substance, the problem that Leibniz have been trying to solve even before his Discourse on metaphysics, as recorded in the letter to the lutheran theologian abbot Gerhard Wolter Molanus (1633-1722), in 1679, and will reach, taken as initial point the argumentation developed in that chapter, his more exhausting and more developed formulation in his Essays of Theodicy. Thereby, we hope to clarify that, having solved the most important part of the problem, or making explicit what is the base of the fatum christianum, the chapter XXVII, book II, of New essays is an excellent introduction to what ground the Essays of Theodicy.