AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA NOS PROCESSOS JUDICIAIS SEGUNDO OS OPERADORES DO DIREITO: UM ESTUDO QUALITATIVO - RT 973/nov.

Revista dos Tribunais

Endereço:
820, do bosque st, barra funda
São Paulo / SP
1136000
Site: http://hotsites.livrariart.com.br/webrevistas/
Telefone: 1136138778
ISSN: 349275
Editor Chefe: Aline Darcy Flôr de Souza
Início Publicação: 31/12/1911
Periodicidade: Anual
Área de Estudo: Direito

AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA NOS PROCESSOS JUDICIAIS SEGUNDO OS OPERADORES DO DIREITO: UM ESTUDO QUALITATIVO - RT 973/nov.

Ano: 2016 | Volume: 105 | Número: Especial
Autores: F. C. M, G. S. Cardoso, M. H. S. Lima
Autor Correspondente: F. C. M, G. S. Cardoso, M. H. S. Lima | [email protected]

Palavras-chave: psicologia jurídica, operadores do direito, pesquisa qualitativa, análise de conteúdo.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A aproximação entre Psicologia e Direito ocorreu no campo do Direito Penal, enfocando-se principalmente as questões relativas à Psicopatologia e Psicologia clínica. Atualmente a relação entre estas disciplinas se expandiu para outros campos, ampliando-se a compreensão entre indivíduo-sociedade-justiça. Buscou-se compreender a importância dos conhecimentos oriundos da Psicologia no andamento e resolução dos processos judiciais, sob o olhar dos operadores do Direito. Baseado em uma pesquisa qualitativa e de caráter exploratório, foram coletadas informações junto a 8 (oito) participantes. Todos reconhecem as contribuições da Psicologia para a prática jurídica, sugerindo que a percepção deles se aproxima da visão contemporânea, pautada numa relação de complementaridade entre os dois saberes. No entanto, dificuldades tais como falta de investimentos em infraestrutura e contratação de profissionais psicólogos ainda surgem como obstáculos.