CONTRIBUIÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL PARA A INCLUSÃO DIGITAL NO CONTEXTO DA SOCIEDADEDA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO.

Unopar Científica Ciências Humanas e da Educação

Endereço:
Rua Marselha, nº 591 Jardim Piza
Londrina / PR
86041-140
Site: http://www.unopar.br
Telefone: (43) 3371-7931
ISSN: 1518-3580
Editor Chefe: Hélio Hiroshi Suguimoto
Início Publicação: 31/05/2000
Periodicidade: Bimestral
Área de Estudo: Educação

CONTRIBUIÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL PARA A INCLUSÃO DIGITAL NO CONTEXTO DA SOCIEDADEDA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO.

Ano: 2004 | Volume: 5 | Número: 1

Palavras-chave: Inclusão social. Inclusão digital. Exclusão digital. Exclusão social. Ensino a distância

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O artigo tem como objetivo destacar a contribuição das Instituições de Ensino Superior no Brasil, em especial a Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), em prol da inclusão digital e social. Em sua parte introdutória, traz referenciais teóricos de inclusão bem como de tendências atuais no campo da aprendizagem a distância e descreve sucintamente as características do sistema de ensino proprietário da Instituição. Apresenta dados preliminares de pesquisa, levantamento em que se permite identificar as regiões onde a instituição se faz presente, com dados de número de unidades com alunos e a relação de números de alunos por estados da Federação, bem como número de tele-salas. Esses dados permitem visualizar que a Instituição está presente nos grandes, médios e pequenos centros, com a oferta de cursos de graduação, tecnológicos e de pós-graduação lato sensu. Esses cursos são ofertados com suporte de recursos televisivos, de informática e impressos, possibilitando que a população, considerada excluída digital e socialmente possa ingressar no mundo da tecnologia. Desta forma, a UNOPAR, incorporando a responsabilidade social das IES no Brasil, contribui significativamente para minimizar as diferenças existentes entre a população brasileira ao reduzir os índices de exclusão social e digital, expandindo suas fronteiras com cursos de qualidade, mediante um sistema de ensino bimodal - presencial e a distância.