Contratos e distratos. Atores, empresários e conflitos de trabalho nos meios teatrais do Rio de Janeiro na segunda metade do século XIX

Revista Mundos do Trabalho

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ISSN: 19849222
Editor Chefe: Aldrin A. S. Castellucci
Início Publicação: 31/05/2009
Periodicidade: Anual
Área de Estudo: História

Contratos e distratos. Atores, empresários e conflitos de trabalho nos meios teatrais do Rio de Janeiro na segunda metade do século XIX

Ano: 2022 | Volume: 14 | Número: Não se aplica
Autores: Silvia Cristina Martins de Souza
Autor Correspondente: Silvia Cristina Martins de Souza | [email protected]

Palavras-chave: história, teatro, relações de trabalho

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Na segunda metade do século XIX, o teatro ocidental passou por mudanças significativas, fruto da maneira como ele passou a ser produzido, organizado e disseminado por meio de turnês e redes teatrais internacionais, e se transformou numa força cultural global capaz de acelerar mudanças de costumes, hábitos, comportamentos e códigos sociais. Conectado a tal fenômeno, o teatro brasileiro sentiu os efeitos dessas mudanças, dentre eles nas relações estabelecidas entre diferentes tipos de trabalhadores ligados à cena, tais como atores e empresários, um tema ainda pouco investigado pela historiografia do teatro brasileiro. É em torno deste tema que o presente artigo se desenvolve e para sua elaboração foi escolhida como fonte principal a série de folhetins Scenas Comicas, publicada na Gazeta da Tarde, entre 1883 e 1884, e como fontes adicionais artigos de periódicos, livros de memórias e recordações, biografias, dicionários, relatórios ministeriais e legislações governamentais.



Resumo Inglês:

The 1880s became known for the demands and participation of the population who took over the streets of Rio de Janeiro, and for the emergence of an associative and demanding culture among different categories of urban workers. Recent research has contributed to illuminating opaque areas of this process, but one subject still remains little investigated: work conflicts in theatrical environments. It is around this theme that the present article develops and for its elaboration the series of serials Scenas Comicas by the actor and playwright Francisco Correa published in the Gazeta da Tarde between 1883 and 1884 was chosen as the main source.