CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO

Revista 2021 (dezembro)

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ISSN: 25963295
Editor Chefe: Dra. Adriana Alves Farias
Início Publicação: 21/09/2022
Periodicidade: Mensal
Área de Estudo: Educação

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO

Ano: 2021 | Volume: 3 | Número: 12
Autores: FRANCISLAINE VIEIRA DE OLIVEIRA
Autor Correspondente: FRANCISLAINE VIEIRA DE OLIVEIRA | [email protected]

Palavras-chave: Palavras-chave: Arte; Educação; Teatro; Escola; Contação de histórias.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Por meio da presença do dramatizador envolve os seguintes recursos memória, imaginação, emoção, espontaneidade, além de instrumentos musicais e a própria música que atuam juntos na significação do conto durante a ação do dramatizar no momento de contação de histórias. Com este objetivo de contribuir para a ampliação da arte de dramatizar histórias, conquistando mais dramatizadores e ouvintes. E seguindo este contexto, foi possível demostrar que o teatro, como mais uma estratégia na formação de leitores garantindo-se, com isso, o enriquecimento do processo educacional sob uma perspectiva que valoriza a constituição de sujeitos críticos e reflexivos, além de que continuam a transmitir a cultura dos povos e desta maneira perpetuando-se, e não deixando morrer esta grande riqueza cultural. A arte como cultura trabalha o conhecimento da história, dos artistas que contribuem para a transformação do teatro. É muito importante que a criança desde a educação infantil tenha conhecimento da arte e desenvolva teatros em seu dia a dia com práticas pedagógicas. Não se conhece um país sem conhecer sua história e a sua arte. Além disso, os teatros alargam a possibilidade de interculturalidade, ou seja, de trabalhar diferentes códigos culturais. A escola deve trabalhar com diversos códigos, não só com o europeu e o norte-americano branco, mas com o indígena, o africano e o asiático. Ao tomar contato com essas diferenças, o aluno flexibiliza suas percepções visuais e quebra preconceitos.



Resumo Inglês:

Through the presence of the dramatist, the following resources are involved: memory, imagination, emotion,
spontaneity, in addition to musical instruments and music itself that work together in the signification
of the tale during the action of dramatizing at the time of storytelling. With this objective of
contribute to the expansion of the art of dramatizing stories, conquering more dramatists and
listeners. And following this context, it was possible to demonstrate that theater, as one more
in the formation of readers, thus guaranteeing the enrichment of the educational process under
a perspective that values ​​the constitution of critical and reflective subjects, in addition to continuing to transmit the culture of the peoples and, in this way, perpetuating itself, and not letting this
great cultural wealth. Art as a culture works on the knowledge of history, of the artists who
contribute to the transformation of theater. It is very important that the child from education
children have knowledge of art and develop theaters in their daily lives with pedagogical practices.
You don't know a country without knowing its history and art. In addition, theaters extend the
possibility of interculturality, that is, of working with different cultural codes. The school must
working with different codes, not only with the European and the white North American, but with the
indigenous, African and Asian. When making contact with these differences, the student makes his/her
visual perceptions and breaks down prejudices.



Resumo Espanhol:

Mediante la presencia del dramaturgo intervienen los siguientes recursos: memoria, imaginación, emoción,
espontaneidad, además de los instrumentos musicales y la música misma que trabajan juntos en la significación
del cuento durante la acción de dramatizar en el momento de la narración. Con este objetivo de
contribuir a la expansión del arte de dramatizar historias, conquistando más dramaturgos y
oyentes Y siguiendo este contexto, se pudo demostrar que el teatro, como una más
en la formación de lectores, garantizando así el enriquecimiento del proceso educativo bajo
una perspectiva que valore la constitución de sujetos críticos y reflexivos, además de seguir transmitiendo la cultura de los pueblos y, de esta forma, perpetuarse, y no dejar que esta
gran riqueza cultural. El arte como cultura trabaja sobre el conocimiento de la historia, de los artistas que
contribuir a la transformación del teatro. Es muy importante que el niño desde la educación
los niños tienen conocimientos de arte y desarrollan teatros en su vida cotidiana con prácticas pedagógicas.
No conoces un país sin conocer su historia y arte. Además, los teatros amplían la
posibilidad de interculturalidad, es decir, de trabajar con diferentes códigos culturales. la escuela debe
trabajando con diferentes códigos, no sólo con los europeos y los norteamericanos blancos, sino con los
indígenas, africanas y asiáticas. Al tomar contacto con estas diferencias, el estudiante hace su
percepciones visuales y rompe prejuicios.



Resumo Francês:

Par la présence du dramaturge, les ressources suivantes sont mobilisées : mémoire, imagination, émotion,
spontanéité, en plus des instruments de musique et de la musique elle-même qui travaillent ensemble dans la signification
du conte lors de l'action de dramatiser au moment de raconter. Avec cet objectif de
contribuer à l'expansion de l'art de dramatiser des histoires, conquérir plus de dramaturges et
les auditeurs. Et suivant ce contexte, il a été possible de démontrer que le théâtre, comme un autre
dans la formation des lecteurs, garantissant ainsi l'enrichissement du processus éducatif sous
une perspective qui valorise la constitution de sujets critiques et réflexifs, en plus de continuer à transmettre la culture des peuples et, de cette manière, de se perpétuer, et de ne pas laisser cela
grande richesse culturelle. L'art en tant que culture travaille sur la connaissance de l'histoire, des artistes qui
contribuer à la transformation du théâtre. Il est très important que l'enfant de l'éducation
les enfants ont des connaissances en art et développent des théâtres dans leur vie quotidienne avec des pratiques pédagogiques.
On ne connaît pas un pays sans connaître son histoire et son art. De plus, les théâtres prolongent la
possibilité d'interculturalité, c'est-à-dire de travailler avec des codes culturels différents. L'école doit
travailler avec des codes différents, non seulement avec les Européens et les Nord-Américains blancs, mais avec les
autochtones, africaines et asiatiques. Au contact de ces différences, l'élève fait son
perceptions visuelles et brise les préjugés.



Resumo Alemão:

Durch die Anwesenheit des Dramatikers werden folgende Ressourcen in Anspruch genommen: Erinnerung, Vorstellungskraft, Emotion,
Spontaneität, zusätzlich zu den Musikinstrumenten und der Musik selbst, die in der Bedeutung zusammenwirken
der Geschichte während der Handlung des Dramatisierens zum Zeitpunkt des Geschichtenerzählens. Mit diesem Ziel von
tragen zur Erweiterung der Kunst der Dramatisierung von Geschichten bei und erobern mehr Dramatiker und
Zuhörer. Und nach diesem Kontext war es möglich, dieses Theater als eines mehr zu demonstrieren
in der Bildung von Lesern und garantiert so die Bereicherung des Bildungsprozesses unter
eine Perspektive, die die Bildung kritischer und reflektierender Subjekte schätzt, zusätzlich dazu, die Kultur der Völker weiterzugeben und sich auf diese Weise fortzusetzen und dies nicht zuzulassen
großen kulturellen Reichtum. Kunst als Kultur arbeitet am Wissen der Geschichte, der Künstler, die
Beitrag zur Transformation des Theaters. Es ist sehr wichtig, dass das Kind von Bildung
Kinder haben Kenntnisse über Kunst und entwickeln Theater in ihrem täglichen Leben mit pädagogischen Praktiken.
Sie kennen kein Land, ohne seine Geschichte und Kunst zu kennen. Darüber hinaus erweitern Theater die
Möglichkeit der Interkulturalität, also der Arbeit mit unterschiedlichen kulturellen Codes. Die Schule muss
Arbeiten mit unterschiedlichen Codes, nicht nur mit den Europäern und den weißen Nordamerikanern, sondern auch mit den
indigen, afrikanisch und asiatisch. Bei der Kontaktaufnahme mit diesen Unterschieden macht der/die Studierende seine/ihre
visuelle Wahrnehmungen und baut Vorurteile ab.



Resumo Italiano

Attraverso la presenza del drammaturgo vengono coinvolte le seguenti risorse: memoria, immaginazione, emozione,
spontaneità, oltre agli strumenti musicali e alla musica stessa che lavorano insieme nella significazione
del racconto durante l'azione della drammatizzazione al momento della narrazione. Con questo obiettivo di
contribuire all'espansione dell'arte di drammatizzare storie, conquistando più drammaturghi e
ascoltatori. E seguendo questo contesto, è stato possibile dimostrare quel teatro, come uno in più
nella formazione dei lettori, garantendo così l'arricchimento del processo educativo previsto
una prospettiva che valorizzi la costituzione di soggetti critici e riflessivi, oltre a continuare a trasmettere la cultura dei popoli e, in tal modo, a perpetuarsi, e non lasciare che ciò
grande ricchezza culturale. L'arte come cultura lavora sulla conoscenza della storia, degli artisti che
contribuire alla trasformazione del teatro. È molto importante che il bambino dall'istruzione
i bambini hanno conoscenza dell'arte e sviluppano i teatri nella loro vita quotidiana con pratiche pedagogiche.
Non conosci un paese senza conoscerne la storia e l'arte. Inoltre, i teatri estendono il
possibilità di interculturalità, cioè di lavorare con codici culturali differenti. La scuola deve
lavorando con codici diversi, non solo con l'europeo e il bianco nordamericano, ma con il
indigeni, africani e asiatici. Quando entra in contatto con queste differenze, lo studente fa la sua
percezioni visive e abbatte i pregiudizi.