A CONTÍNUA MODERNIDADE NA LITERATURA INFANTIL E JUVENIL BRASILEIRA

Revista Memento

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Editor Chefe: Eliana Maria Severino Donaio Ruiz
Início Publicação: 31/01/2009
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Letras

A CONTÍNUA MODERNIDADE NA LITERATURA INFANTIL E JUVENIL BRASILEIRA

Ano: 2011 | Volume: 2 | Número: 2
Autores: Cristina Maria VASQUES
Autor Correspondente: Cristina Maria VASQUES | [email protected]

Palavras-chave: modernidade contínua, nova modernidade, (re)criação, a modernidade na literatura infantil e juvenil brasileira

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

As características da modernidade postuladas por Berman (1986), Paz (1972) e
Benjamin (1983) – seus anseios contraditórios e paradoxais provocados pela aspiração às
metamorfoses do universo físico, social e individual; aexperiência de tempo e espaço,
contínua, ambígua e aterradora – podem ser observadas claramente no decorrer de três quartos
de século de literatura infantil e juvenil brasileira, tanto no que se refere às expectativas
sociais e individuais, como também no que diz respeito à própria forma literária, nas obrasA
Chave do Tamanho, de Monteiro Lobato (1942), narrativa na qual Emília, heroína por vezes
opressora e tirânica, aloucada em sua consciência crítica burguesa de boneca-humanizada,
tenta acabar com a guerra; Bisa Bia, Bisa Bel, de Ana Maria Machado (1982), história na qual
a protagonista convive com o passado e o futuro à procura de sua identidade e da
compreensão do seu mundo, incerto, impreciso e ambíguo, como as diferentes épocas que se
misturam na narrativa; e Lampião & Lancelote, de Fernando Vilela (2006), obra que
entretecetempos, espaços eculturas,apresentados sob a estrutura de uma mescla de formas
plásticas-imagéticas e literárias.



Resumo Inglês:

Modernity characteristics nominated by Berman (1986), Paz (1972) and Benjamin (1983) –
its contraditorious and paradoxal anxieties causedby the aspirationto themetamorphosisof the
physical social and individualuniverse; the experienceof space and time, continuous, ambiguousand terrifying – can be clearly observed podemserobservadasclaramenteover threequarters of a centuryof
children and youth’s Brazilian literature, bothwith regardto social and individualexpectations, but
alsowith regardto its ownliterary form in the works A Chave do Tamanho (The Key of the Sises),
byMonteiroLobato (1942), narrative in whichEmilia, heroinsometimesoppressive andtyrannicalin
hercritical awareness, kind of crazy for hercritical bourgeois consciousness of a humanizeddoll, tries
toend the Second World War; ; BisaBia, BisaBel(Great-Grandma Bia, Great-Grandma Bel), by Ana
Maria Machado (1982), story in which the protagonistlives withthe past and futurein search of
heridentity andunderstanding her uncertain,impreciseand ambiguous world, just like the different
times that are mixed together in the narrative; andLampião&Lancelote (Lampião and Lancelot), by
Fernando Vilela (2006), work in which times spaces and cultures are interwoven and presented under
the structure of amixture of plastic-imagery and literary forms.