CONSUMIDOR DE PRODUTOS VIRTUAIS: USA, MAS NÃO COMPRA

Revista Pretexto

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ISSN: 1984-6983
Editor Chefe: Alexandre Teixeira Dias
Início Publicação: 31/12/1999
Periodicidade: Trimestral
Área de Estudo: Administração

CONSUMIDOR DE PRODUTOS VIRTUAIS: USA, MAS NÃO COMPRA

Ano: 2010 | Volume: 11 | Número: 1
Autores: AMÉRICO NOBRE GONÇALVES FERREIRA AMORIM E JAIRO SIMIÃO DORNELAS
Autor Correspondente: AMÉRICO NOBRE GONÇALVES FERREIRA AMORIM | [email protected]

Palavras-chave: Internet. Produtos virtuais. Comportamento do consumidor. Comércio eletrônico. Marketing experiencial.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Produtos virtuais são aqueles que podem ser enviados do produtor ao consumidor pela Internet.
Analisando a experiência da D’Accord Music Software, que está obtendo destaque na venda de
software pela Internet, detectou-se um comportamento defensivo dos consumidores para comprar
produtos virtuais. Tal comportamento manifesta-se na baixa taxa de conversão entre usuários
que testam e os que realmente compram. Este trabalho visa justamente a aprofundar o conhecimento
sobre o comportamento de compra do consumidor destes produtos, destacando a adoção
do marketing experiencial como resposta aos desafios. A pesquisa foi conduzida através de entrevistas
com os empreendedores e a aplicação de um e-survey, com uma amostra de 700 usuários.
As conclusões indicam que o fator preço tem maior importância sob a ótica dos consumidores: a
virtualidade parece ser de menor relevância. Como resgate do campo, cogita-se que a adoção do
marketing experiencial pode ser uma importante estratégia mercadológica para cativar clientes e
reduzir seu comportamento defensivo.