A construção da narrativa cênica em sala de aula com base no jogo teatral — diferentes possibilidades

Ouvirouver

Endereço:
Avenida João Naves de Ávila, 2160 - bloco 1V
/ RJ
0
Site: http://www.seer.ufu.br/index.php/ouvirouver
Telefone: (34) 3239-4522
ISSN: 1809290X
Editor Chefe: Lilia Neves Gonçalves
Início Publicação: 31/12/2004
Periodicidade: Anual
Área de Estudo: Artes

A construção da narrativa cênica em sala de aula com base no jogo teatral — diferentes possibilidades

Ano: 2010 | Volume: 6 | Número: 1
Autores: Heloise Baurich Vidor
Autor Correspondente: Heloise Baurich Vidor | [email protected]

Palavras-chave: pedagogia do teatro, jogo teatral, construção de narrativas, sala de aula, formação de professores

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo tem como objetivo refletir sobre algumas propostas de construção de narrativas cênicas
através dos jogos teatrais no contexto de sala de aula, na tentativa de apontar aspectos
destas experiências que promovam o envolvimento emocional dos alunos e do professor de
teatro no desenvolvimento desta atividade. A partir de uma revisão bibliográfica no campo da
pedagogia teatral, procurei situar o termo narrativo, no contexto do teatro, e ilustrar algumas
propostas de trabalhos que apontam para este percurso, como: a proposta da própria Viola
Spolin para teatralização de histórias infantis; a proposta de Ingrid Koudela1 com a leitura das
pinturas de Peter Brüguel, o Velho e sua teatralização; a proposta de Maria Lúcia Pupo com
textos não dramáticos, a proposta de Beatriz Cabral com o drama como método de ensino2, no
que se refere ao uso do pré-texto e jogo teatral e o relato de um experimento realizado por mim
na E. E. B. Lúcia do Livramento Mayvorne, em Florianópolis, onde relaciono jogos tradicionais,
jogos teatrais e drama na construção da narrativa cênica.



Resumo Inglês:

This paper reflect on some proposals of construction of scenic narratives through the theatre
games in the context of classroom, in the attempt to point aspects of these experiences that
promote the emotional involvement of the pupils and the theatre teacher in the development of
this activity. From a bibliographical revision in the field of the theatre pedagogy, I looked for to
point out the term narrative, in the context f the theatre and to illustrate some proposals of works
that point with respect to this passage, as: the proposal of proper Viola Spolin for thaetralization
of children histories; the proposal of Ingrid Koudela with the reading of paintings of Peter
Brüghel, the Old, and its theatralization; the proposal of Maria Lucia Pupo with not dramatic
texts and proposal of Beatriz Cabral with drama in education, as for the use of the pre-text and
theatre game and the account of an experiment carried through for me in the E. E. B. Lúcia do
Livramento Mayvorne, in Florianópolis, where I connect traditional games, theatre games and
drama in the construction of the scenic narrative.