A CONSTRUÇÃO DA IDEOLOGIA DO DESTINO MANIFESTO NO CONTEXTO DA PRODUÇÃO CINEMATOGRÁFICA “BLACK HAWK DOWN”

Revista Veredas da História

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ISSN: 1982-4238
Editor Chefe: Marcelo Pereira Lima
Início Publicação: 31/12/2007
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: História

A CONSTRUÇÃO DA IDEOLOGIA DO DESTINO MANIFESTO NO CONTEXTO DA PRODUÇÃO CINEMATOGRÁFICA “BLACK HAWK DOWN”

Ano: 2012 | Volume: 5 | Número: 1
Autores: Maurineide Alves da Silva
Autor Correspondente: Marcelo Pereira Lima | [email protected]

Palavras-chave: Estados Unidos; Destino Manifesto; Cinema

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Por volta de 1845 John L. O’Sullivan, um editor jornalístico norte-americano de influência, cunhou a frase “Destino Manifesto” que se baseava na idéia de que Deus estava do lado do expansionismo americano, sendo eles designados para espalhar e prolongar as instituições democráticas pelo mundo. A difusão de tal ideologia se refletiu em uma seqüência de intervenções militares que se segue até os dias atuais. Entre elas, temos a intervenção militar na Somália em Outubro de 1993. A fracassada manobra militar promovida pelo exército norte-americano no país africano tornou-se,nas mãos de Ridley Scott,um sucesso de cinema: o filme Black Hawk Down,que no Brasil recebeu o nome Falcão Negro em Perigo. Através da contextualização e da análise da linguagem cinematográfica da obra, identificamos a presença de fatores constituintes da ideologia do Destino Manifesto, presentes ainda no século XXI.



Resumo Inglês:

Around 1845 John L. O'Sullivan, an American influential
newspaper editor, coined the phrase “Manifest Destiny” which was based on the idea
that God was on the side of American expansionism, they are designed to spread and
extend democratic institutions worldwide. The spread of this ideology was reflected in a
series of military operations that follows until today. Among them, we have the military
intervention in Somalia in October 1993. A failed military maneuver promoted by the
U.S. army in the African country became in the hands of Ridley Scott, a hit movie: the
movie Black Hawk Down, in which Brazil was named Black Hawk Down. Through
contextualization and analysis of cinematographic language of the work, we identified
the presence of constituent factors of the ideology of Manifest Destiny, still present in
the XXI century