Considerações sobre o "pattern"

DATJournal

Endereço:
Avenida Roque Petroni Júnior - 630 - Jardim das Acácias
São Paulo / SP
04707-000
Site: https://datjournal.anhembi.br/dat
Telefone: (11) 5095-5634
ISSN: 2526-1789
Editor Chefe: Gilbertto Prado
Início Publicação: 11/10/2016
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Arquitetura e urbanismo

Considerações sobre o "pattern"

Ano: 2016 | Volume: 1 | Número: 2
Autores: A. Graciano, S. Nesteriuk, G. Prado
Autor Correspondente: A. Graciano | [email protected]

Palavras-chave: Artes Visuais, Pattern, Design de superfície, Design patterns, Tipografia, Padronagem, Design de jogos

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O objetivo deste artigo é apresentar conceitos associados ao termo pattern e sua aplicação em diferentes áreas do conhecimento. Por meio da investigação bibliográ ca, surgem duas principais abordagens para o assunto: o pattern como motivo visual utilizado amplamente no design de superfície e como solução encapsulada, proposta originalmente para a arquitetura mas que, posteriormente, se torna referência no desenvolvimento de sistemas no campo da ciência da computação. Este trabalho apresenta, também, exemplos de utilização prática do pattern na tipografia e no design de jogos em função de seu caráter modular e reutilizável.



Resumo Inglês:

This paper’s objective is to presente concepts of pattern and its application in different areas of knowledge. Carrying out a bibliographic research, two main approaches of this subject emerge: pattern as a visual module widely used in surface design, and pattern as a closed solution, which was originally proposed for architecture but turned into a model for system development in the field of computer science. Exemples of actual uses of pattern in typography are also presented. Drawing attention to its modular and reusable feature.