A CONFERÊNCIA DE MEDELLÍN COMO RECEPÇÃO DO VATICANO II

Perspectiva Teológica

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Editor Chefe: Francisco das Chagas de Albuquerque
Início Publicação: 31/12/1968
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Teologia

A CONFERÊNCIA DE MEDELLÍN COMO RECEPÇÃO DO VATICANO II

Ano: 2019 | Volume: 51 | Número: 1
Autores: Francisco de Assis Costa Taborda
Autor Correspondente: Francisco de Assis Costa Taborda | [email protected]

Palavras-chave: Recepção. Estilo. “Sinais dos tempos”. Conferência Episcopal de Medellín.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O estudo parte do conceito de “recepção”, a acolhida por parte do sensus fidelium de um texto do magistério. O Vaticano II, seguindo a inspiração do Papa João XXIII, desenvolveu um novo estilo de texto conciliar e introduziu um novo método na Constituição Gaudium et spes, um método indutivo de fazer teologia a partir dos “sinais dos tempos”. A partir daí se pergunta como a Conferência Episcopal de Medellín “recebeu” o Vaticano II. São quatro características: o método indutivo de fazer teologia, o recurso aos sinais dos tempos latino-americanos, a libertação dos pobres e oprimidos, a valorização da Igreja local. Por outro lado, Medellín traz três novas questões pastorais: o pluralismo eclesial, as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), o catolicismo popular.



Resumo Inglês:

This study is based on the concept of “reception”, how a Magis­terium text is received by the sensus fidelium. Vatican II, inspired by Pope John XXIII, developed a new style of conciliar text, and introduced a new method in the Gaudium et spes Constitution, an inductive method of doing theology based on “signs of the times”. Hence, the question of how the Medellin Episcopal Confer­ence “received” Vatican II. There are four characteristics: the inductive method of doing theology, the relying on Latin American signs of the times, the liberation of the poor and oppressed, and the recognition of the value of the local Church. On the other hand, Medellin raised three new pastoral issues: ecclesial pluralism, Basic Ecclesial Communities (CEBs), and popular Catholicism.