CONCEPTUAL METAPHORS AND THE SENSE OF KNOWING: EAST AND WEST

Revista Brasileira de Filosofia da Religião

Endereço:
Campus Universitário Darcy Ribeiro - ICC Norte, subsolo, módulo 24 - Asa Norte
Brasília / DF
70910-900
Site: https://periodicos.unb.br/index.php/rbfr
Telefone: (61) 3107-2687
ISSN: 2358-8284
Editor Chefe: CECILIA CINTRA CAVALEIRO DE MACEDO
Início Publicação: 19/09/2014
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas

CONCEPTUAL METAPHORS AND THE SENSE OF KNOWING: EAST AND WEST

Ano: 2017 | Volume: 4 | Número: 2
Autores: VICTORIA HARRISON
Autor Correspondente: HARRISON, V. | [email protected]

Palavras-chave: conceptual metaphor theory, lakoff and johnson, knowing is seeing, neo-confucianism, wang yangming

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

teoria da metáfora conceitual de George Lakoff and Mark Johnson é uma poderosa ferramenta metodológica que tem sido usada em diversos campos acadêmicos para investigar uma série de questões relativas à cognição humana. A teoria da metáfora conceitual sugere que tanto nosso sentido pré-teorico sobre o que é conhecer algo quanto nossas práticas de aquisição de conhecimento serão formados por metáforas conceituais, quaisquer que sejam elas, que operam nos nossos processos cognitivos, e estas podem diferir entre as culturas. Eu proponho que olhar para as ciências naturais como extensões de um sentido específico pré-teórico do que é o conhecer, aquele que mapeia cognitivamente o conhecimento sobre a experiência do ver, contribui para uma explicação de porque a ciência moderna emergiu no Ocidente e não na China.



Resumo Inglês:

George Lakoff and Mark Johnson’s conceptual metaphor theory is a powerful methodological tool that has been used within many academic fields to investigate a wide range of questions concerning human cognition. Conceptual metaphor theory suggests that both our pre-theoretical sense of what it is to know something and our practices of knowledge acquisition will be shaped by whatever conceptual metaphors are at work within our cognitive processes, and that these may differ between cultures. I argue that regarding the natural sciences as extensions of a specific pre-theoretical sense of what it is to know, one that cognitively maps knowing onto the experience of seeing, contributes to an explanation of why modern science emerged in the West rather than in China.