A concepção de história na teologia católica do Oitocentos

Estudos De Religião

Endereço:
Rua do Sacramento, 230 Rudge Ramos
São Bernardo do Campo / SP
09640-000
Site: http://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/er
Telefone: (11) 4366-5808
ISSN: 0103801X
Editor Chefe: Etienne Higuet
Início Publicação: 28/02/1985
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Teologia

A concepção de história na teologia católica do Oitocentos

Ano: 2010 | Volume: 24 | Número: 39

Palavras-chave: Moderno conhecimento histórico, Catolicismo, Teologia, Dogmática, Apologética.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

No século XIX, a teologia católica dialogou de maneira diferenciada, e, por vezes, contraditória, com as modernas concepções de experiência e saber históricos. O presente artigo visa reconstituir duas dessas práticas de ressignificação, promovidas pela Escola de Tübingen e pela Escola Romana, destacando algumas de suas implicações no processo de dogmatização da crença ratificado pelo Concílio Vaticano I e na configuração apologética e alegórica assumida por tais discursos sobre a fé.
Palavras-chave: Moderno conhecimento histórico; Catolicismo; Teologia; Dogmática; Apologética.



Resumo Inglês:

The conception of history in the Catholic theology of the 19th century
Abstract
In the 19th century, the Catholic theology communicated with the modern conceptions of historical experience and knowledge in a different and at times contradictory way. This article aims at reconstructing two of these re-signifying practices promoted by the School of Tübingen and the Roman School, highlighting some of its implications for the process of dogmatization of faith sanctioned by the First Vatican Council and for the apologetic and allegorical setting established by such discourses about faith.
Keywords: Modern historical knowledge; Catholicism; Theology; Dogmatism; Apologetics.



Resumo Espanhol:

La concepción de historia en la teología del siglo XIX
Resumen
En el siglo XIX, la teología católica dialogó de manera diferenciada, y, por veces, contradictoria, en relación a las modernas concepciones de experiencia y saber histórico. El presente artículo intenta reconstituir dos de esas prácticas de resignificación, promovidas por la Escuela de Tübingen y por la Escuela Romana, destacando algunas de sus implicaciones en el proceso de dogmatización de la creencia ratificado por el Concilio Vaticano I, y en la configuración apologética y alegórica asumida por esos discursos sobre la fe.
Palabras clave: Moderno conocimiento histórico; Catolicismo; Teología; Dogmática; Apologética.