CONCEITO DE CATARSE PARA VIGOTSKI E A DIMENSÃO SENSÍVEL DO CINEMA: UM DIÁLOGO ENTRE A SÉTIMA ARTE E A PSICOLOGIA HISTÓRICO CULTURAL

Contradição

Endereço:
Rodovia BR - 376, KM 102, Nº 1000.
Paranavaí / PR
Site: https://unifatecie.edu.br/revistacientifica/index.php/contradicao/index
Telefone: (44) 9139-7948
ISSN: 2675-7109
Editor Chefe: Denise Kloeckner Sbardelotto
Início Publicação: 31/01/2020
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas

CONCEITO DE CATARSE PARA VIGOTSKI E A DIMENSÃO SENSÍVEL DO CINEMA: UM DIÁLOGO ENTRE A SÉTIMA ARTE E A PSICOLOGIA HISTÓRICO CULTURAL

Ano: 2020 | Volume: 1 | Número: 2
Autores: A. de M. Omodei, A. M. P. Alves
Autor Correspondente: A. M. P. Alves | [email protected]

Palavras-chave: Psicologia da arte, L.S. Vigotski, Cinema

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Esta pesquisa opera a partir da teoria proposta por Vigotski e reflete comoconceitode catarsepode ser umaferramenta produtora de subjetividade quando em associação com o cinema. A pesquisa constitui-se à luz da psicologia sócio-histórica e adota o materialismo histórico-dialético como método. Para Vigotski o humanoé um ser social e a cultura deve ser interpretada como a matéria-prima do desenvolvimento do psiquismo.Éela que nos fornece aparato e elementos simbólicos que permitem a representação da realidade. Assim, a pesquisa buscou selecionar núcleos de significação que pudessem sustentar a discussão a respeito da catarse enquanto um processo. Foi realizada a técnica de grupo focal tendo como instrumento principal o filme “Relatos Selvagens” do argentino Daminán Szifron,destacando-sedoisnúcleos de significação: emoção e moral. O primeiro núcleo -emoção-foidiscutido a partir da concepção vigotskiana de emoções e vivências; já o entendimento de moral como um segundo núcleo permitiu um diálogo com a visão materialista da moral de SánchezVázquez. Por conseguinte, sendo o indivíduo um ser que se desenvolve a partir da mediação, o cinema pode ser considerado um instrumento de transmissão cultural, atuando concomitantemente com a catarse na transformação sensível do indivíduo.



Resumo Inglês:

This research operates from the theory proposed by Vigotski and reflects how the concept of catharsis can be a tool that produces subjectivity when in association with cinema. The research is constituted in the light of socio-historical psychology and adopts historical-dialectical materialism as a method. For Vygotsky the human is a social being and culture must be interpreted as the raw material for the development of the psyche. It provides us with apparatus and symbolic elements that allow the representation of reality. Thus, the research sought to select nuclei of meaning that could support the discussion about catharsis as a process. The focus group technique was performed with the film “Relatos Selvagens” by Argentine Daminán Szifron as its main instrument, highlighting two cores of meaning: emotion and morality. The first nucleus -emotion-was discussed from the Vigotskian conception of emotions and experiences; the understanding of morals as a second nucleus, on the other hand, allowed a dialogue with Sánchez Vázquez's materialistic view of morals. Therefore, since the individual is a being that develops from mediation, cinema can be considered an instrument of cultural transmission, acting concurrently with catharsis in the sensitive transformation of the individual.