Como se deu a perda de mundo ou aquilo que foi possível interpretar: estética da recepção e momentos de intensidade nos escritos de Iser, Jauss e Gumbrecht

Temporalidades

Endereço:
Avenida Antônio Carlos, 6627 Campus Pampulha
Belo Horizonte / MG
0
Site: http://www.fafich.ufmg.br/temporalidades/revista
Telefone: (31) 3409-5068
ISSN: 1984-6150
Editor Chefe: Magno Moraes Mello
Início Publicação: 28/02/2009
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: História

Como se deu a perda de mundo ou aquilo que foi possível interpretar: estética da recepção e momentos de intensidade nos escritos de Iser, Jauss e Gumbrecht

Ano: 2011 | Volume: 3 | Número: 1
Autores: Luara Galvão de França
Autor Correspondente: Luara Galvão de França | [email protected]

Palavras-chave: Hans-Robert Jauss, Hans Ulrich Gumbrecht, Wolfgang Iser, Campo Hermenêutico

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este trabalho pretende explorar as fronteiras do conceito de “campo hermenêutico” nos escritos de Hans Ulrich Gumbrecht. A fim de atingir tal objetivo faz-se necessário entender como a educação de crítico literário de Gumbrecht influenciou seu trabalho e quais eram as principais ideais a que o autor estava se contrapondo. Com essa pesquisa será possível entender mais propriamente alguns conceitos como “perda de mundo” ou “mundo cartesiano”. Usando principalmente escritos de Hans-Robert Jauss, Wolfgang Iser e do próprio Gumbrecht, este trabalho se desenvolverá em quatro passos: (1) uma pequena introdução, (2) análise dos primeiros escritos de Gumbrecht, (3) apresentação de uma visão gumbrechtiana de Wolfgang Iser e Henry James, e (4) uma comparação entre Jauss e Gumbrecht.



Resumo Inglês:

This paper aims to explore the boundaries of the “hermeneutical field” in Hans Ulrich Gumbrecht’s work. To achieve this goal it’s necessary to understand how Gumbrecht’s education as a literary critic took place and what was the main ideas he was struggling to overcome. With this search it may be possible to proper understand some concepts like “world’s loss” or “cartesian word picture”. Using mainly writings from Hans-Robert Jauss, Wolfgang Iser and Gumbrecht this paper will develop in four steps: (1) sort of a introduction, (2) “Early Gumbrecht”, (3) Wolfgang Iser and Henry James in a gumbrechtian point of view, and (4) a comparison between Jauss and Gumbrecht.