Com o peito cheio de pó: adoecimento e manipulação das doenças asbesto-relacionadas entre trabalhadores do amianto em Minaçu (GO)

Revista Equatorial

Endereço:
Campus Universitário, CCHLA - Departamento de Antropologia - Lagoa Nova
Natal / RN
59.072-970
Site: http://periodicos.ufrn.br/equatorial
Telefone: (84) 3342-2240
ISSN: 2446-5674
Editor Chefe: Angela Facundo Navia
Início Publicação: 31/07/2013
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Antropologia, Área de Estudo: Sociologia

Com o peito cheio de pó: adoecimento e manipulação das doenças asbesto-relacionadas entre trabalhadores do amianto em Minaçu (GO)

Ano: 2017 | Volume: 4 | Número: 7
Autores: Arthur Pires Amaral
Autor Correspondente: Arthur Pires Amaral | [email protected]

Palavras-chave: amianto, doenças asbesto-relacionadas, Minaçu, SAMA

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo apresenta uma discussão que problematiza o adoecimento e a morte de trabalhadores da indústria do amianto em Minaçu (GO), a partir dos conceitos de disease, sickness e illness, amplamente discutidos na perspectiva de uma Antropologia Médica. Serão analisados os conflitos de interesse surgidos no conluio econômico de uma ciência e uma prática médicas a serviço dos ganhos privados daquela indústria e como isso gera a manipulação das doenças asbesto-relacionadas (DARs) e, sobretudo, o encobrimento dos trabalhadores adoecidos pelo mineral. Os dados aqui apresentados foram obtidos a partir de pesquisa de campo etnográfica na cidade de Minaçu, onde foram entrevistados ex-funcionários da S.A. Minerações Associadas (SAMA) e/ou seus familiares mais próximos. Conclui-se neste trabalho que uma articulação entre os conceitos de sickness e disease nos projeta imediatamente a investigações sobre a dimensão da doença vivida e narrada enquanto uma enfermidade, ou seja, uma illness, levando-se em consideração todo um contexto de interações socioculturais que dão significados às DARs.