CINEMA E LITERATURA: mediações em “Bonitinha, mas ordinária”

Revista Memento

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ISSN: 1807-9717
Editor Chefe: Eliana Maria Severino Donaio Ruiz
Início Publicação: 31/01/2009
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Letras

CINEMA E LITERATURA: mediações em “Bonitinha, mas ordinária”

Ano: 2011 | Volume: 2 | Número: 1

Palavras-chave: cinema, literatura, adaptação

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A partir de um intenso movimento de metamorfoses técnicas e narrativas, o cinema passou de seu estado inicial de mero copiador da realidade à categoria de arte e vem estabelecendo uma forte e íntima relação de diálogo com a literatura. É a partir dessa relação que o destaque dessa pesquisa consiste em uma análise sobre a literatura dramatúrgica de Nelson Rodrigues e sua respectiva adaptação pelo cinema de Braz Chediak, com ênfase no trabalho em parceria entre escritor e cineasta: Bonitinha, mas ordinária: até que ponto o filme se subordina ao texto? Há inventividade na inscrição cinematográfica de Braz? Qual o teor criativo da narrativa do cineasta? Em que instância o filme foi produzido? Qual a tendência estética adotada pelo diretor? Essas questões são desvendadas através da colaboração teórica de Roland Barthes, Ismail Xavier, Sábato Malgadi e Robert Stam, bem como alguns outros estudiosos que pensam cinema e literatura e entram em cena para adensarem a análise feita sobre o objeto colocado em foco.



Resumo Inglês:

From its intense movement and changing narrative, cinema has changed from its original state, as a simple copyist of reality, to a strong and intimate dialogue relationship with literature. It is from this relationship that the focus of this research is the basis for a literary analysis of Nelson Rodrigues and film adaptation by Braz Chediak, with emphasis on a partnership between writer and filmmaker: Bonitinha, mas ordinária: to what extent the film interlaces with the text? Is there innovation in Chediak’s film? What is the creative content in the narrative of the filmmaker? In which instancy the film was produced? What is the esthetic trend adopted by the director? These issues are unveiled by theoretical collaboration of Roland Barthes, Ismail Xavier, Sábato Malgadi e Robert Stam and other scholars who are able to think cinema and literature together and who come in action for the analysis of the object in focus.