Cinema e a Exposição Internacional do Centenário da Independência do Brasil

Artcultura

Endereço:
AV: JOãO NAVES DE ÁVILA, 2121
Uberlândia / MG
0
Site: https://seer.ufu.br/index.php/artcultura
Telefone: (34) 3239-4130
ISSN: 2178-3845
Editor Chefe: Adalberto Paranhos e Kátia Rodrigues Paranhos
Início Publicação: 28/02/1999
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: História

Cinema e a Exposição Internacional do Centenário da Independência do Brasil

Ano: 2013 | Volume: 15 | Número: 27
Autores: Eduardo Morett in
Autor Correspondente: Eduardo Morett in | [email protected]

Palavras-chave: cinema e história; história do cinema brasileiro; história do Brasil.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Pretendemos examinar a produção documental brasileira do período silencioso, submetendo-a a recortes temáticos que transcendem a historiografia clássica do cinema brasileiro e que dialogam com a história cultural. Um traço dominante será destacado: a representação de eventos cívicos e espa- ços monumentais típicos de uma metrópole no Brasil nas primeiras décadas do século XX. O objeto é a presen- ça da cinematografia do país na Exposição Internacional do Centenário da Independência do Brasil, ocorrida entre 1922 e 1923 na cidade do Rio de Janeiro. Serão abordados os documentários produzidos para esse evento, analisando a imagem construída do país através de No país das amazonas (1922) e Terra encantada (1923), ambos de Silvino Santos e Agesilau de Araú- jo, e Companhia Fabril de Cubatão (1922), de João de Sá Rocha.



Resumo Inglês:

This article aims at examining Brazilian documentary production of the silent period, following thematic ‘cuts’ which transcends the classic historiography of the Brazilian cinema and which dialogues with the cultural history of the period. One dominant trace will be highlighted: the cinematic representation of civic events and monumental spaces at the International Exposition of the Centenary Brazilian Independence, occurred between 1922 and 1923 in the city of Rio de Janeiro. A more comprehensive analysis of the films No país das amazonas (1922) and Terra encantada (1923), both from Silvino Santos and Agesilau de Araújo, and Companhia Fabril de Cubatão (1922), from João de Sá Rocha, will be carried out with the objective of verifying the filmic visual pattern established in relation to the proposed thematic ‘cuts’.