Cinema à moda brasileira: Ganga Bruta e a questão da identidade nacional

O Olho Da História

Endereço:
Estrada de São Lázaro, 197, Bairro da Federação
Salvador / BA
0
Site: http://www.oolhodahistoria.org
Telefone: (71) 9301-2004
ISSN: 22360824
Editor Chefe: Jorge Nóvoa e Soleni Biscouto Fressato
Início Publicação: 31/10/1995
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Sociologia

Cinema à moda brasileira: Ganga Bruta e a questão da identidade nacional

Ano: 2010 | Volume: 0 | Número: 14
Autores: Flávia Lago de Jesus Pereira
Autor Correspondente: F. L. J. Pereira | [email protected]

Palavras-chave: Cinema de Propaganda, Cinema brasileiro, Humberto Mauro, Ganga Bruta

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo tem por objetivo discutir a propaganda de construção de uma identidade nacional brasileira presente na filmografia do cineasta Humberto Mauro, a partir de seu filme Ganga Bruta de 1933. A análise deste filme nos permitirá identificar e compreender um cinema que apresente uma forma diferente de propaganda que não esteja associada a uma proposta governamental. Neste sentido, por meio do estudo de Ganga Bruta busca-se perceber outra proposta de propaganda no cinema para além da que está tradicionalmente associada à política e aos governos. Por outro lado, este estudo contribuirá também para as discussões acerca da produção cinematográfica brasileira, suas dificuldades e perspectivas no cenário do cinema mundial.