Cidade, patrimônio e favela no Rio de Janeiro

Revista Maracanan

Endereço:
Rua São Francisco Xavier, 524 - Pavilhão João Lyra Filho - 9º andar, Bloco F, sala 9037 - Maracanã
Rio de Janeiro / RJ
20550-013
Site: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/maracanan
Telefone: (21) 2334-0678
ISSN: 1807-989X
Editor Chefe: Tania Maria Tavares Bessone da Cruz Ferreira
Início Publicação: 01/12/1999
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: História

Cidade, patrimônio e favela no Rio de Janeiro

Ano: 2020 | Volume: 0 | Número: 24
Autores: Leonardo Perdigão Leite, Pedro Jorge Lo Duca Vasconcellos
Autor Correspondente: Leonardo Perdigão Leite | [email protected]

Palavras-chave: Patrimônio, Museus de Favela, Cidade, Rio de Janeiro

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente trabalho tem como foco, fundamentado nas problematizações teóricas de Michel de Certeau, discutir novas práticas museais e museológicas na cidade do Rio de Janeiro, a saber: o Museu de Favela Pavão-Pavãozinho Cantagalo; a Galeria Providência; e o Museu Nami. Também analisamos como essas novas iniciativas se pautam em visões não ortodoxas dos conceitos de patrimônio, memória e museu. Consideramos que a entrada de novos atores em cena com voz ativa sobre suas histórias e experiências cria novas relações de forças, modelos e iniciativas que, muitas vezes, escapam a modelos tradicionais já consagrados e contribuem para a dinâmica fluída da compreensão de patrimônio e memória. Além disso, percebe-se a vontade das favelas de se mostrarem como parte integrante da cidade, desafiando a lógica do senso comum. O estudo, pois, mescla pesquisas de campo realizadas nos três locais, com pressupostos teóricos da Museologia Social.



Resumo Inglês:

The present paper discuss the new museological and museum practices in the city of Rio de Janeiro, as follows: o Museu de Favela Cantagalo Pavão-Pavãozinho; a Galeria Providência; e o Museu Nami. For the theoretical foundation we use Michel de Certeau. We also analyse how this experiences are lined by non-orthodox theories of heritage, museums and memory. In this sense, we consider that the entry of new actors in the scene with an active voice about their stories and experiences creates new power dynamics, new models and new initiatives that sometimes escape tradicional models already estabilished and contribute to the fluid dynamics of heritage and memory. We also observe the will of the favelas to show themselves as a constituent part of the city. The paper merge empirical data and the theorical work of Sociomuseology.