A cidade canção e João Pereira passos do poeta grão de areia no Teatro Caipira do norte do Paraná

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ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

A cidade canção e João Pereira passos do poeta grão de areia no Teatro Caipira do norte do Paraná

Ano: 2021 | Volume: 2 | Número: 41
Autores: Douglas Kodi, Lincoln Copceski
Autor Correspondente: Lincoln Copceski | [email protected]

Palavras-chave: Teatro Caipira, Teatro popular, História de atores, Maringá, Teatro paranaense

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O Teatro Caipira ocorreu durante as décadas de 60 e 70 no estado do Paraná e de São Paulo e encontra-se distante de ser contemplado, com a devida importância, na História do teatro brasileiro. Este artigo pretende contribuir para o preenchimento da lacuna de uma historiografia do Teatro Caipira e para o entendimento de sua trajetória. Para isso, é analisada a vida e carreira do ator, poeta e compositor João Pereira, autodenominado, poeta grão de areia, e também é analisada a peça Corisco antes de ser cangaceiro (1968), do mesmo artista, com o objetivo de apreender os meios de produção cênica, dramaturgia e temáticas presentes no Teatro Caipira. Por fim, e para além de tudo, deseja manter viva a memória de João Pereira.



Resumo Inglês:

The Teatro Caipira occurred during the 1960s and 1970s in the states of Paraná and São Paulo, and is far from being contemplated, with due importance, in the history of Brazilian theatre. The present article strives to fill the gap of a historiography of the Teatro Caipira and to understand its trajectory. For this, the life and career of the actor, poet and composer João Pereira, self-denominated poet grain of sand, is analyzed, as well as the piece Corisco antes de ser cangaceiro (1968), by the same artist, with the objective of apprehending the means of scenic production, dramaturgy and themes present in the Teatro Caipira. Finally, and beyond all, to keep alive the memory of João Pereira.