CESÁRIO VERDE E PISSARRO: RETRATOS DA MODERNIDADE NO SÉCULO XIX

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ISSN: 1980-1858
Editor Chefe: Kelcilene Grácia-Rodrigues
Início Publicação: 01/08/2005
Periodicidade: Trimestral

CESÁRIO VERDE E PISSARRO: RETRATOS DA MODERNIDADE NO SÉCULO XIX

Ano: 2010 | Volume: 6 | Número: 11
Autores: Celia Regina Lessa Aleixo, Prof. Dr. Thomas Bonnici
Autor Correspondente: C. R. L. Aleixo, T. Bonnici | [email protected]

Palavras-chave: modernidade, Cesário Verde, Pissarro

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Discute-se a imagem da modernidade retratada por Camille Pissarro, nos quadros Boulevard Montmartre Tarde, Dia Chuvoso e Efeito Noturno e por Cesário Verde nos poemas Cristalizações e Num bairro moderno. O objetivo desse ensaio é fazer um contraponto entre o olhar de Cesário sobre o homem e a mulher operários na Portugal de seu tempo, exemplarmente retratados nos referidos poemas, e a visão de Pissarro sobre a agitação dos bulevares parisienses, arquétipos da modernidade que então se instalava. A metodologia de investigação baseia-se em textos teóricos que discutem a modernidade no século XIX, desenvolvidos por Berman e Bresciani, bem como textos que analisam as correspondências entre poesia e pintura, desenvolvidos por Joly, Praz, Bosi, Manguel, entre outros. Os resultados mostram que, tendo em mente o período de produção e as transformações sociais que ocorriam na época, uma analogia entre as obras de Verde e Pissarro é perfeitamente possível. Conclui-se que a singularidade das imagens que emanam das obras não está na reprodução da realidade, mas em sua sugestão por meio das impressões dos dois artistas.



Resumo Inglês:

This essay analizes the representation of modernity portrayed by Camille Pissarro, in the paintings Boulevard Montmartre Tarde, Dia Chuvoso and Efeito Noturno and by Cesário Verde in the poems Cristalizações and Num bairro moderno. The purpose of this essay is to compare Cesário’s view of the female and male workers in Portugal, through the poems above mentioned, and Pissarro’s view of the excitement of the Parisian boulevards, archetype of the modernity that was starting at the time. The methodology of analysis is based on theoretical texts that discuss the modernity in the nineteenth century, written by Berman and Bresciani, as well as texts that analize the relation between poetry and painting, developed by Joly, Praz, Bosi and Manguel, among others. The results show that, having in mind the period both artists produced and the social transformations happening at the time, an analogy between the work of Pissarro and Verde is totally possible. We conclude that the images emanated from their work are singular, not because they reproduce the reality, but by the way it is suggested through the impressions of both artists.