Cassiodoro e as Institutiones Divinarum Litterarum como fonte histórica para a discussão sobre práticas bibliográficas e organização do conhecimento

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ISSN: 1981-8920
Editor Chefe: Brígida Maria Nogueira Cervantes
Início Publicação: 31/05/1996
Periodicidade: Trimestral
Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Ciência da informação

Cassiodoro e as Institutiones Divinarum Litterarum como fonte histórica para a discussão sobre práticas bibliográficas e organização do conhecimento

Ano: 2015 | Volume: 20 | Número: 2
Autores: Giulia Crippa
Autor Correspondente: Giulia Crippa | [email protected]

Palavras-chave: Bibliografia - história e teoria, Bibliógrafos – história, De Institutione Divinarum Litterarum – Séc. VI, Cassiodoro, Gesto bibliográfico.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Introdução: A Ciência da Informação discute o acesso e uso da Informação. No âmbito de tais discussões, consideramos que a Bibliografia representa um dos alicerces, em quanto metadisciplina, para o tratamento dos documentos. Se observada pela perspectiva do “gesto bibliográfico”, percebe-se que sua história é bem anterior à invenção da impressão dos livros, podendo ser individualizada em seus elementos principais em um tratado do VI século, o De Institutione Divinaruam Litterarum de Cassiodoro (c. 490-c. 584). Objetivos: Reconstituir historicamente a recorrência de problemas informacionais enfrentando-os de um ponto de vista intelectual, através de uma fonte histórica, o De Institutione Divinarum Litterarum, de natureza Bibliográfica, através da trajetória de uma reorganização dos saberes e dos registros pagãos e cristãos em um percurso dos conhecimentos considerados não somente legítimos, bem como estruturais para a sociedade. Para tanto, observam-se alguns aspectos da obra de Cassiodoro, enquanto dispositivo de seleção, organização e mediação informacional. Metodologia: Revisão da literatura e leitura das fontes. Resultados: Primeira tentativa de sistematização da literatura patrística (à qual o próprio Cassiodoro deu uma contribuição notável, com a composição de um imponente Comentário aos Salmos), os nove capítulos do De Institutione Divinarum Litterarum são um livro feito por livros, entre os autores canônicos da literatura religiosa, um elenco das obras consideradas essenciais na escalada para o conhecimento divino, tendo sua presença justificada pela criação de um programa de educação cristã e sua materialidade descrita. O texto é completado por comentários dedicados à escrita e à tradução delineados com poucos e claros tratos. Conclusões: O De Institutione Divinarum Litterarum é um texto que revela as múltiplas facetas de um dispositivo da cultura manuscrita, preocupada com sua presença física na biblioteca e com a dimensão filosófica do conhecimento, explicitando os aspectos descritivos e semânticos dos documentos e dos saberes, contribuindo, nos termos de uma história que se torna antropologia na medida em que estuda o gesto bibliográfico, para as dimensões conceituais das disciplinas bibliográficas contemporâneas.



Resumo Inglês:

Introduction: The Science of the Information discusses the access and use of Information. Among these discussions, we consider that Bibliography represents one of the foundations, being considered a meta- disciplin, for the treatment of documents. When it is observed from a perspective of “bibliographical gesture”, we may perceive that its history is well previous to the invention of the impression of books, being able to be individualized in its main elements in one work from the 6th century, the De Institutione Divinaruam Litterarum, written by Cassiodorus (c. 490-c. 584). Objectives: 1) Historically reconstitute the recurrence of informational problems, facing them from an intellectual point of view, through an historical source, the De Institutione Divinarum Litterarum, of Bibliographical nature. 2) Study the “bibliographical gesture” carried through by Cassiodoro when of the collapse of the structures of the Delayed Antiquity. 3) Observe the trajectory of a reorganization of knowledge its heathen and Christian registers in search of new paths for knowledge considered not only legitimate, as well as structural for society, offering a small sample of this source, one of the first dedicated to the medieval knowledge, articulated as manual of instruction, map of authors and their use and place in the hierarchy of knowledge. 4) Discuss some aspects of Cassiodorus’ work, device of selection, organization and informational mediation. Methodology: Revision of literature and reading of sources. Results: First attempt of systematization of Fathers’ literature (to which the same Cassiodorus gave a notable contribution, composing a large Commentary to the Psalms), the nine chapters of the De Institutione Divinarum Litterarum is a book made of books, through the canonic authors of religious literature, a list of works considered essential in the scaling of divine knowledge, having its presence justified by the creation of a program of Christian education and its materiality largely described. The text is completed by commentaries dedicated to writing and translation, delineated in few and clear lines. Conclusions: The De Institutione Divinarum Litterarum it is a text that discloses the multiple facets of a device of manuscript culture, worried about its physical presence in the library and about the philosophical dimension of the knowledge, explaining the descriptive and semantic aspects of the documents and of knowledge, contributing, in terms of a history that becomes anthropological, in the measure in which it studies the bibliographical gesture, to the conceptual dimensions of bibliographical contemporaries disciplines.



Resumo Espanhol:

Introduccíon: La ciencia de la información discute el acceso y al uso de la información. En el alcance de tales peleas, consideramos que la bibliografía representa una de las fundaciones, en cuánto meta-disciplina, para el tratamiento de documentos. Si observado por la perspectiva del “gesto bibliográfico”, se percibe que su historia es bien anterior a la invención de la impresión de libros, pudiendo ser individualizada en sus elementos principales en uno tratado del siglo VI, el De Institutione Divinaruam Litterarum de Cassiodoro (C. 490 c. 584). Objetivos: 1) Reconstituir históricamente la vuelta de los problemas de la información enfrentando-los de un punto de vista intelectual, con una fuente histórica, el De Institutione Divinarum Litterarum, de naturaleza bibliográfica. 2) Estudiar el “gesto bibliográfico” realizado por Cassiodoro cuando del derrumbamiento de las estructuras de la Antigüedad Tarda. 3) Observar la trayectoria de una reorganización de los saber y de los registros paganos y el cristianos, en la búsqueda de un percurso del conocimiento considerado no sólo legítimo, así como estructural para la sociedad, ofreciendo una muestra pequeña de esta fuente, una de las primeras dedicada al conocimiento medieval, articulada como manual de instrucción, mapa de autores y de su uso y lugar en la jerarquía de los saberes. 4) Discutir algunos aspectos de la obra de Cassiodoro, como dispositivo de la selección, de la organización y de la mediación informacional. Metodología: Revisión de la literatura y lectura de las fuentes. Resultados: Primera tentativa de la sistematización de la literatura patrística (a que Cassiodoro dio una notable contribución, con la composición de un imponente comentario a los Salmos), los nueve capítulos del De Institutione Divinarum Litterarum son un libro hecho por libros, con autores del canon de la literatura religiosa, una lista de obras consideradas esenciales en el escalamiento para el conocimiento divino, su presencia justificada en la creación de un programa de educación cristiana y de su materialidad descrita. El texto es completado por comentarios dedicados a la escritura y a la traducción delineadas con pocos y claros tratos. Conclusiones: El De Institutione Divinarum Litterarum es un texto que divulga a los facetas múltiples de un dispositivo de la cultura manuscrita, preocupado con su presencia física en la biblioteca y con la dimensión filosófica del conocimiento, explicitando los aspectos descriptivos y semánticos de los documentos y de los saberes, contribuyendo, en los termos de una historia que si se convierte en antropología en la medida en que estudia el gesto bibliográfico, para las dimensiones conceptuales de las disciplinas bibliográficas contemporáneas.