A carne fria - performance, espaços públicos e ativismo político na cena contemporânea

Urdimento

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta - 1907 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035-901
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/index
Telefone: (48) 3664-8353
ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

A carne fria - performance, espaços públicos e ativismo político na cena contemporânea

Ano: 2022 | Volume: 3 | Número: 45
Autores: Elizabeth Motta Jacob
Autor Correspondente: Elizabeth Motta Jacob | [email protected]

Palavras-chave: artes da cena, performance, espaço urbano

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo tem como objeto as performances realizadas desde 2012 pelo grupo Anima Naturalis em frente à Catedral de Barcelona, Espanha. A performance consiste na apresentação de 20 ativistas embalados, etiquetados e sujos de sangue artificial em bandejas iguais as usadas para a venda de carne nos mercados. Ao escolher esta performance nossa preocupação recai nos discursos cênicos daí imanentes que operam no corpo e no espaço urbano, buscando novas dimensões políticas, éticas e estéticas. Visamos ainda entender como a arte contemporânea profana a antiga imagem do corpo idealizado pela arte, afirmando, neste caso, a literalidade do corpo humano, problematizando-o e evocando as ambiguidades constituintes de nossa percepção do mesmo, a nível de sua fisicalidade, imagem e representação através de processos de cenificação performática.



Resumo Inglês:

This article focuses on the performances performed since 2012 by the Anima Naturalis group in front of the Cathedral of Barcelona, ​​Spain. The performance consists of the presentation of 20 activists packed, tagged and smeared with artificial blood on trays similar to those used for selling meat in markets. When choosing this performance, our concern falls on the immanent scenic discourses that operate in the body and in the urban space, seeking new political, ethical and aesthetic dimensions. We also aim to understand how contemporary art desecrates the old image of the body idealized by art, affirming, in this case, the literality of the human body, questioning it and evoking the ambiguities that constitute our perception of it, at the level of its physicality, image and representation through processes of performative scenification.



Resumo Espanhol:

Este artículo se centra en las actuaciones realizadas desde 2012 por el grupo Anima Naturalis frente a la Catedral de Barcelona, ​​España. La performance consiste en la presentación de 20 activistas empacados, etiquetados y untados con sangre artificial en charolas similares a las que se usan para vender carne en los mercados. Al elegir esta performance, nuestra preocupación recae en los discursos escénicos inmanentes que operan en el cuerpo y en el espacio urbano, buscando nuevas dimensiones políticas, éticas y estéticas. También pretendemos comprender cómo el arte contemporáneo profana la vieja imagen del cuerpo idealizado por el arte, afirmando, en este caso, la literalidad del cuerpo humano, cuestionándolo y evocando las ambigüedades que constituyen nuestra percepción de él, a nivel de su fisicalidad, imagen y representación a través de procesos de escenificación performativa.