Carnaval e música carnavalesca em Belém do Pará: tradições e hibridismos

Artcultura

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ISSN: 2178-3845
Editor Chefe: Adalberto Paranhos e Kátia Rodrigues Paranhos
Início Publicação: 28/02/1999
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: História

Carnaval e música carnavalesca em Belém do Pará: tradições e hibridismos

Ano: 2015 | Volume: 17 | Número: 32
Autores: Tony Leão da Costa
Autor Correspondente: Tony Leão da Costa | [email protected]

Palavras-chave: música carnavalesca; carnaval amazônico; música amazô- nica.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O artigo aborda, de maneira panorâmica, o carnaval e a música carnavalesca de Belém do Pará durante o século XX, sobretudo a partir do surgimento das primeiras “escolas de samba” influenciadas pelo carnaval do Rio de Janeiro. A intenção é mostrar como as formas do carnaval local e a música carnavalesca, fundamentadas na tradi- ção das festas populares da Amazônia, combinaram-se com o carnaval que começava a ganhar corpo na capital federal e influenciar a festa popular em outros lugares do Brasil. Ao mesmo tempo, o texto localiza alguns elementos da festa e da música carnavalesca que mantiveram traços relativamente locais, aspecto que pode ser verificado em vários momentos na história da cidade de Belém, inclusive em eventos atuais. Por fim, o artigo delineia alguns territórios tradicionais do “carnaval de rua” de Belém e analisa a relação desses espaços com a cultura popular urbana.



Resumo Inglês:

The article provides an overview on carnival and carnival music from Belém do Pará during the twentieth century, especially following the establishment of the first “samba schools” under the influence of Rio de Janeiro’s carnival. This text aims at showing how local carnival and carnival music styles, based on Amazonian popular festival traditions, combined with the kind of carnival that was starting to take shape in the country’s then capital city and influencing popular festivals elsewhere in Brazil. At the same time, the article highlights a set of elements from festivals and carnival music that preserved relatively local traits, which can be seen at various times in the history of the city of Belém, including in current events. Finally, the text outlines a few traditional territories of Belém “street carnival” and the relationship between these spaces and the urban popular culture.