Carlos Nelson Coutinho: um intérprete marxista e democrata da realidade brasileira - Entrevista com Ivete Simionatto

Em Tese

Endereço:
Universidade Federal de Santa Catarina/ Departamento de Sociologia e Ciência Política/ Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política - PPGSP/ Campus Universitário/ Caixa Postal 476/ Bairro: Trindade/ Florianópolis/SC
Florianópolis / SC
88040-900
Site: http://periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/index
Telefone: (48) 3721-9253
ISSN: 1806-5023
Editor Chefe: Prof. Dr. Jacques Mick
Início Publicação: 31/07/2003
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Sociologia

Carlos Nelson Coutinho: um intérprete marxista e democrata da realidade brasileira - Entrevista com Ivete Simionatto

Ano: 2012 | Volume: 9 | Número: 1
Autores: Caroline da Graça Jacques, Felipe Simão Pontes
Autor Correspondente: JACQUES, C. G & PONTES, F. S. | [email protected]

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A Revista Em Tese, por ocasião do falecimento do intelectual marxista Carlos Nelson Coutinho no último dia 20 de setembro de 2012, apresenta, nesta edição, uma entrevista realizada com a Professora do Departamento de Serviço Social da UFSC Ivete Simionatto. A contribuição de Coutinho para o pensamento marxista brasileiro, o debate sobre a relação Socialismo e Democracia, o papel do intelectual orgânico na conjuntura política nacional foram alguns dos temas abordados. Ivete Simionatto foi orientanda de Coutinho durante sua tese de doutoramento na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo no final dos anos 1980 e início dos 1990.
Carlos Nelson Coutinho, filósofo e cientista político especializado no pensamento de György Lukács e de Antônio Gramsci, teve um destacado papel na coordenação e editoração das obras do autor italiano no Brasil. É autor de artigos e de livros fundamentais de teoria política como “A Democracia como Valor Universal”, “Ler Gramsci – Entender a Realidade” e “De Rousseau a Gramsci – Ensaios de Teoria Política”.