Capacitismo e música: discussões a partir do relato de experiência de uma estudante com disfonia espasmódica em um curso de Licenciatura em Música em uma universidade pública brasileira

Revista Orfeu

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta, 2007 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035001
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/index
Telefone: (48) 3664-8347
ISSN: 2525-5304
Editor Chefe: Guilherme Antonio Sauerbronn de Barros, Teresa Mateiro
Início Publicação: 01/06/2016
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Artes

Capacitismo e música: discussões a partir do relato de experiência de uma estudante com disfonia espasmódica em um curso de Licenciatura em Música em uma universidade pública brasileira

Ano: 2023 | Volume: 8 | Número: 1
Autores: Mayara Barbosa da Silva, Viviane dos Santos Louro
Autor Correspondente: Mayara Barbosa da Silva | [email protected]

Palavras-chave: inclusão, capacitismo, ensino super, disfonia espasmódica

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Capacitismo é entendido como uma forma de preconceito direcionado às pessoas com deficiência. A discussão sobre esse tema é relativamente nova nos cursos superiores de música. Logo, este artigo tem o objetivo de discutir o capacitismo e inclusão no contexto de um curso de Licenciatura em Música, a partir do relato de experiência da autora que tem Disfonia Espasmódica. A discussão foi realizada a partir da literatura encontrada sobre o tema e da experiência pessoal da autora. Os resultados apontam para o quanto as discussões sobre inclusão e capacitismo ainda caminham lentamente dentro do ensino superior de música, apesar das Leis, diretrizes internas e projetos da universidade voltados para a inclusão de pessoas com deficiência, transtornos e síndromes raras. Esperamos que este trabalho possa contribuir com a ampliação da bibliografia específica na área de acessibilidade, inclusão e capacitismo, bem como, na formação de professores de música no ensino superior no que diz respeito à diversidade em sala de aula.



Resumo Inglês:

Capabilityism is understood as a form of prejudice directed at people with disabilities. The discussion on this topic is relatively new in higher education music courses. Therefore, this article aims to discuss capacitism and inclusion in the context of a Degree in Music course, based on the experience report of the author who has Spasmodic Dysphonia. The discussion was based on the literature found on the subject and the author's personal experience. The results point to how much the discussions about inclusion and ableism still move slowly within higher music education, despite the Laws, internal guidelines and university projects aimed at the inclusion of people with disabilities, disorders and rare syndromes. We hope that this work can contribute to the expansion of the specific bibliography in the area of ​​accessibility, inclusion and ableism, as well as in the training of music teachers in higher education with regard to diversity in the classroom.