Canções de Luto Assinalando a pesquisa conduzida pela prática na vida cotidiana

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ISSN: 2526-1789
Editor Chefe: Gilbertto Prado
Início Publicação: 11/10/2016
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Arquitetura e urbanismo

Canções de Luto Assinalando a pesquisa conduzida pela prática na vida cotidiana

Ano: 2018 | Volume: 3 | Número: 2
Autores: E. O'Hara, M. O'Conoor
Autor Correspondente: E. O'Hara | [email protected]

Palavras-chave: Luto, Performance-instalação, Ruinas, Escrita-local, Cotidiano urbano

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Esse projeto toma processos de luto como fundamento para sua expressão empírica: Nosso artigo é estruturado sobre dois planos entremeados. O primeiro, um lugar de intimidade expresso por meio da prática espacial da instalação-performance, delineia métodos de ‘escrita-local’ (Jane Rendell) em relação ao luto pessoal. O segundo mergulha em um plano urbano-coletivo de materialismo histórico (Walter Benjamin), trabalhando com lugares específicos que essa prática ‘ocupou’ ou operou uma ‘escrita local’. A tese questiona como histórias pessoais/particulares de luto oferecem uma contribuição significativa a espaços urbanos, planejamento e história da arquitetura. Procura minar discursos urbanos através da prática localizada entre o design urbano e a performance-instalação. Isto convida alteridades urbanas que extendem as fronteiras percebidas da cidade, desdobrando de seus limites geológicos para limiares telúricos. O presente artigo aborda uma pesquisa original de PhD a respeito da contribuição da pesquisa conduzida pela prática, em definir sua discussão através de cenas de luto pessoal e memória urbana.



Resumo Inglês:

This project takes life-processes of mourning as underpinnings for its practice-led expression: Our article is structured over two interleaving grounds. The first, a site of intimacy expressed through a spatial practice of performance-installation, draws out methods of ‘site-writing’ (Jane Rendell) in relation to personal mourning. The second reaches deeper into an urban-collective ground of historic materialism (Walter Benjamin), working with specific sites this practice has ‘occupied’ or ‘site-written’. The thesis questions how personal-minor histories of mourning offer a significant contribution to urban sites, the public and associated fields of urban history, historic architecture and planning. It seeks to mine urban discourses through a site-specific practice set between urban design and performance-installation. It invites urban-otherness that extends perceived borders of the urban, folding its geological edges into telluric thresholds. This article touches on an original PhD practice-led contribution, in setting its discussion across scenes of personal mourning and urban remembrance.