Caminhos do processo. Permanências do reencontro

DAPesquisa

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta, 2007 - Centro de Artes - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035001
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa
Telefone: (48) 3664-8308
ISSN: 1808-3129
Editor Chefe: Monique Vandresen
Início Publicação: 01/01/2006
Periodicidade: Diário
Área de Estudo: Artes

Caminhos do processo. Permanências do reencontro

Ano: 2021 | Volume: 16 | Número: Não se aplica
Autores: R. S. Myczkowski
Autor Correspondente: R. S. Myczkowski | [email protected]

Palavras-chave: fotografia artesanal, integração social, pessoas com deficiência e artes, isolamento social

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A presente pesquisa é fruto de práticas participativas junto a pessoas com deficiência. A partir da dissertação e exposição Apagamentos retratos da privação, busquei responder aos apagamentos sociais da deficiência no campo  da  arte  atrelando  práticas  participativas,  processos  fotográficos  alternativos  e  o  reencontro  com  as pessoas  que  fizeram  parte  da  minha  produção  artística.  Por  meio  de  um  laboratório  de  experimentações fotográficas –adaptado  e  portátil –intencionei  possibilitar  que  pessoas  com  deficiência  elaborassem  seu próprio discurso, estimulando diálogos, a produção de imagens e contribuindo assim com as discussões sobre precariedade e reconhecimento no contexto da arte. A pesquisa e a prática artística apresentadae discutida neste artigo culminaram na exposição Permanências do reencontro realizada no Museu da Escola Catarinense —MESC —compondo-se pela apresentação dos processos e seus resultados fotográficos.



Resumo Inglês:

From my master ́s thesis and exposition Apagamentos retratos da privação (“Erasures portraits of privation”), and  through  an  artistic  practice,  I  have  proposed  methodologies  to  answer  the  erasures  and  social deprivations  upon  disabled  people.  This  thesis  presents  the  seven  meetings  (re-encounters)  documented through  photography  laboratory  experimentation –adapted  and  portable –when  I  encouraged  disabled people  to  develop  their  own  speech,  stimulating  dialogues  and  photography  production,  articulating  the concepts  framing  and  precariousness  as  a  gesture.  A research  and  an  artistic  practice  and  discussed  in  this article culminated in the exhibition Permanências do reencontro (“Permanence of Re-encounter”) at the Museu  da  Escola  Catarinense —MESC —consisting  of  the  presentation  of  the  processes  and  their photographic results.