Calles, iglesias y plazas: Los espacios en las manifestaciones de teatralidad andina

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ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

Calles, iglesias y plazas: Los espacios en las manifestaciones de teatralidad andina

Ano: 2020 | Volume: 2 | Número: 38
Autores: Rodrigo Benza Guerra
Autor Correspondente: Rodrigo Benza Guerra | [email protected]

Palavras-chave: Teatralidade andina, espaço cênico, ritual, performance

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente texto tem por objetivo apresentar e fazer uma descrição da utilização e funções dos espaços nos quais se desenvolvem as manifestações de teatralidade andina. As manifestações de teatralidade andina são concebidas como aquelas danças que formam parte dos rituais e festas desenvolvidas nos andes. Esta descrição é apresentada a partir dos conceitos de continuum (Schechner) e liminalidade (Dieguez) e surge, principalmente, da minha própria participação na festa de Virgen de Carmen em Paucartambo (Cusco, Peru) e como ajudante de um bloco de dança na festa da Virgem de Cocharcas em Sapallanga (Junín, Peru).



Resumo Inglês:

The purpose of this text is to present and describe the use and functions of the spaces in which Andean theatrical manifestations take place. We conceive Andean theatrical manifestations as those dances that form part of the rituals and festivals developed in the Andes. This description is presented in light of the continuum (Schechner) and liminality (Dieguez) concepts, and comes mainly from my own experience as a participant in the Virgen del Carmen festival in Paucartambo (Cusco, Peru) and a colaborator of a dance troupe at the Feast of the Virgin of Cocharcas in Sapallanga (Junín, Peru).



Resumo Espanhol:

El presente texto tiene como objetivo presentar y describir el uso y funciones de los espacios en los que se desarrollan las manifestaciones de teatralidad andina. Concebimos las manifestaciones de teatralidad andina como aquellas danzas que forman parte de los rituales y fiestas desarrolladas en los andes. Esta descripción es presentada a la luz de los conceptos de continuum (Schechner) y liminalidad (Dieguez) y parte, principalmente, de mi propia experiencia como asistente en la fiesta de la Virgen del Carmen en Paucartambo (Cusco, Perú) y de acompañante de una comparsa en la fiesta de la Virgen de Cocharcas en Sapallanga (Junín, Perú).