Cadê o parque que deveria estar aqui? As trajetórias de uma prática de ensino em teatro na comunidade do Abraão

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ISSN: 1808-3129
Editor Chefe: Monique Vandresen
Início Publicação: 01/01/2006
Periodicidade: Diário
Área de Estudo: Artes

Cadê o parque que deveria estar aqui? As trajetórias de uma prática de ensino em teatro na comunidade do Abraão

Ano: 2019 | Volume: 14 | Número: 23
Autores: Itamar Wagner Schiavo Simões
Autor Correspondente: Itamar Wagner Schiavo Simões | [email protected]

Palavras-chave: Intervenção urbana, Performance, Ensino do teatro, Teatro em comunidades

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Apresenta uma tessitura das trajetórias de uma prática de estágio de Teatro em Comunidades, na qual foi proposto um trabalho de intervenção urbana por meio da linguagem teatral. O processo de ensino-aprendizagem da linguagem teatral é apresentado e analisado, assim como os procedimentos metodológicos utilizados para a construção da performance, elaborada por atores da comunidade a partir do cruzamento de suas próprias narrativas com as de outros moradores sobre a situação enfocada: os caminhos entre o projeto e a construção do Parque do Abraão. O aporte teórico deste artigo é constituído por autores da área da pedagogia teatral (Spolin, 2001), (Cabral, 2012), (Desgranges, 2006); da performance (Muniz, 2011), (Oliveira, 2013) e da arquitetura e urbanismo (Pereira, 2015). Os principais conceitos e temas abordados são relativos à questão da ressignificação do espaço público por meio da atividade artística; intervenção urbana; associação entre cerimônia teatral e rito social; urbanidade enquanto processo de apropriação e lugar praticado.



Resumo Espanhol:

Presenta una tesitura de las trayectorias de una práctica de teatro de Teatro en Comunidad, en el cual se ha propuesto un trabajo de intervención urbana a través del lenguaje teatral. El proceso de enseñanza-aprendizaje del lenguaje teatral se presenta y analiza, así como los procedimientos metodológicos utilizados para la construcción de performance por actores de la comunidad a partir del entrecruzamiento de sus propias narrativas con las de sus vecinos sobre la situación enfocada: los caminos entre el proyecto y la construcción del Parque de Abraão. El aporte teórico de este artículo está constituido por autores del área de la pedagogía teatral (Spolin, 2001), (Cabral 2012), (Desgranges, 2006); de la performance (Muniz, 2011), (Oliveira, 2013) y de la arquitectura y urbanismo (Pereira, 2015). Los principales conceptos y temas abordados son referentes a la cuestión de la resignificación del espacio público a través de la actividad artística; intervención urbana; asociación entre ceremonia teatral y rito social; urbanidad como proceso de apropriación y lugar practicado.