Breve história e etnografia do grupo Novo Fazendinha: o São João Da Parnaíba (PI), seus artistas e bois rivais.

Ponto Urbe

Endereço:
Avenida Professor Luciano Gualberto - 315, sala 22 - Butantã
São Paulo / SP
05508-010
Site: https://journals.openedition.org/pontourbe/
Telefone: (11) 3091-3171
ISSN: 19813341
Editor Chefe: Profª. Drª. Silvana de Souza Nascimento
Início Publicação: 06/08/2007
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Antropologia

Breve história e etnografia do grupo Novo Fazendinha: o São João Da Parnaíba (PI), seus artistas e bois rivais.

Ano: 2019 | Volume: 1 | Número: 25
Autores: Weslley Fontenele Frota
Autor Correspondente: Weslley Fontenele Frota | [email protected]

Palavras-chave: bumba-meu-boi, São João da Parnaíba, Piauí, Parnaíba, Cultura Popular

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo discute a atividade dos grupos de Bumba-meu-boi de Parnaíba (Piauí), em diálogo com a história da cidade. O São João da Parnaíba é a maior festa popular do município piauiense, com seus grupos de boi, quadrilhas e apresentações de bandas musicais. Os comentários apresentados partem da prática do Novo Fazendinha, que é um dos grupos que mais se destaca no Concurso de Bois do São João da Parnaíba. É resultado do trabalho de campo desenvolvido em janeiro/2017 e abril/2017 e da análise de entrevistas produzidas com artistas que atuam no Bumba-meu-boi desde os anos 1950. Conclui-se que alguns paradigmas da história da colonização do Piauí – como a miscigenação - influenciam a forma como os artistas veem suas práticas e que os discursos da tradição e modernidade são muitas vezes instrumentalizados para valorar o trabalho dos artistas perante os grupos considerados rivais e os jurados do Concurso de Bois.



Resumo Inglês:

This article discusses the activity of the groups of Bumba-meu-boi of Parnaíba (Piauí), in dialogue with the history of the city. São João da Parnaíba is the largest popular festival in the city of Piauí, with its Bumba-meu-boi groups, quadrilhas and musical bands. The comments presented come from the practice of Novo Fazendinha, which is one of the groups that most wins the Concurso de Bois of São João da Parnaíba. It is the result of the fieldwork developed in January/2017 and April/2017 and the analysis of interviews produced with artists who have been working on Bumba-meu-boi since the 1950s. It is concluded that some paradigms of the history of the colonization of Piauí - like the miscegenation - influence the way artists see their practices and the discourses of tradition and modernity are often exploited to value the work of the artists before the groups considered rivals and the judges of the Concurso de Bois.