Benefícios e aplicabilidade do WebGL na construção de Ambientes Virtuais Tridimensionais por designers

DAPesquisa

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ISSN: 1808-3129
Editor Chefe: Monique Vandresen
Início Publicação: 01/01/2006
Periodicidade: Diário
Área de Estudo: Artes

Benefícios e aplicabilidade do WebGL na construção de Ambientes Virtuais Tridimensionais por designers

Ano: 2018 | Volume: 13 | Número: 21
Autores: Bruno Spanevello Pergher, José Luís Farinatti Aymone
Autor Correspondente: Bruno Spanevello Pergher | [email protected]

Palavras-chave: design virtual, ambientes tridimensionais, WebGL

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este trabalho busca definir os benefícios da utilização da tecnologia WebGL, por designers, na construção de ambientes virtuais tridimensionais interativos e avaliar a possiblidade de inserção da mesma nos métodos de trabalhos destes profissionais. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica com o intuito de esclarecer o contexto e especificidades do problema. Com as informações obtidas, definiram-se critérios e requisitos para avaliação de 26 ferramentas encontradas que trabalham de forma direta ou indireta com a criação de conteúdo em WebGL. Dentre elas, foi selecionado o conjunto de softwares (Blender + Blend4Web) que melhor cumpria os requisitos e, por consequência, melhor poderia solucionar a questão. Esse foi então testado em profundidade quando utilizado na criação de um ambiente virtual composto por objetos 3D, animações e interações. Analisando os resultados, desvendaram-se diversos benefícios trazidos pelo WebGL como a visualização em multiplataforma sem a necessidade de qualquer complemento (plug-in). Confirmou-se também a aplicabilidade dele nos projetos de Design Virtual que ganham em qualidade gráfica e interatividade, podendo ser distribuídos pela internet ou meios off-line. 



Resumo Inglês:

This work aims to define the benefits of the use of WebGL technology by Designers in the construction of interactive three-dimensional virtual environments and to evaluate the possibility of insertion of it into the work methods of these professionals. For this, a bibliographical review was carried out to clarify the context and specificities of the problem. With the information obtained, we defined criteria and  equirements  for the evaluation of 26 tools found that work directly or indirectly with the creation of content in WebGL. Among them, it was selected the software suite (Blender + Blend4Web) that best met the requirements and could better solve the question. This was then thoroughly tested when used in creating a virtual environment composed of 3D objects, animations and interactions. Analyzing the results, several benefits brought by WebGL as multiplatform visualization were unveiled without the need of any plug-in. It was also confirmed the applicability of it in the Virtual Design projects that gain in graphic quality and interactivity, being able to be distributed through the internet or offline means.