Bebês nascidos com más formações congênitas relacionadas ao uso de agrotóxicos no cinturão agrícola do estado do Paraná.

Santé

Endereço:
Rua Benjamin Borges dos Santos - 1100 - Fraron
Pato Branco / PR
85503-350
Site: https://periodicos.unidep.edu.br/sante
Telefone: (46) 3220-3096
ISSN: 2764-9776
Editor Chefe: Raphaela Rezende Nogueira Rodrigues
Início Publicação: 16/11/2022
Periodicidade: Bianual
Área de Estudo: Saúde coletiva

Bebês nascidos com más formações congênitas relacionadas ao uso de agrotóxicos no cinturão agrícola do estado do Paraná.

Ano: 2023 | Volume: 1 | Número: 1
Autores: Eliza Fim, Edith Coradi Bisognin, Milene Jacobi Veloso
Autor Correspondente: Eliza Fim | [email protected]

Palavras-chave: Anormalidades Congênitas, Agroquímicos, cardiopatias congênitas, produção agrícola, crescimento e desenvolvimento

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Define-se como má formação congênita toda anomalia estrutural ou funcional reconhecida ao nascimento, que podem ocasionar defeitos no funcionamento ou na estrutura do feto durante o período da sua formação embriológica.1 As patologias abordadas neste trabalho são testículos não descidos, má formação do aparelho circulatório e a má formação da fenda palatina. O objetivo consiste na busca pela interação entre as más formações congênitas e o uso de agrotóxicos no cinturão agrícola do Paraná, sendo que, ainda não há comprovação científica de tais fatos. Pretende-se alertar a população acerca da possível relação, de modo que, a comunidade possa tomar consciência dos devidos cuidados a respeito da manipulação e uso dos agrotóxicos. As informações aqui contidas resultam de um estudo epidemiológico quantitativo, em que foram coletadas informações do DATASUS e SciELO. Foi encontrada uma tendência crescente nas taxas de malformações congênitas, majoritariamente nos municípios de Toledo, Cascavel e Guarapuava.