Avaliação econômica de um policultivo de carpas chinesas por pequenos produtores rurais e pescadores de Rio Grande e São José do Norte - RS.

Sinergia

Endereço:
Universidade Federal do Rio Grande - FURG/ Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis- ICEAC
Rio Grande / RS
0
Site: http://www.seer.furg.br/ojs/index.php/sinergia/index
Telefone: (53) 3233-6635
ISSN: 2236-7608
Editor Chefe: Alexandre Costa Quintana
Início Publicação: 31/12/1984
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Economia

Avaliação econômica de um policultivo de carpas chinesas por pequenos produtores rurais e pescadores de Rio Grande e São José do Norte - RS.

Ano: 2007 | Volume: 11 | Número: 1

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O projeto de policultivo de carpas chinesas se destina a pequenos produtores rurais e pescadores artesanais dos municípios de Rio Grande e São José do Norte, selecionados por critérios técnicos e sócio-econômicos, visando à implantação de 20 viveiros com 0,5ha. Uma cooperativa de produção, beneficiamento e comercialização do pescado, diversificará a atividade rural, gerando renda e contribuindo para um sistema de produção coletivo, economicamente viável e ambientalmente sustentável com a obtenção de produtos com valor protéico de qualidade. Então, este estudo tem por objetivo organizar os itens de produção do projeto da FURG e realizar uma análise econômica, caracterizando o mérito deste tipo de produção no mercado (indicadores de mérito: Período de Retorno do Capital, Rentabilidade Simples e Índice de Lucratividade, para um viveiro de 0,5ha, considerando apenas a produção de peixe vivo, durante o período de 12 meses). Os resultados demonstram que em 2,38 anos os pequenos produtores rurais e os pescadores artesanais, estariam recuperando o capital investido. Isso se evidencia com o valor de 0,42, estimado para a rentabilidade simples, em um ano, para cada unidade na qual foi investido, obtendo-se um retorno de 0,42; tornando o policultivo de carpas chinesas uma boa fonte alternativa de renda.