Avaliação da Adesão ao Tratamento Medicamentoso e Não Medicamentoso de Pacientes Hipertensos Atendidos no PSF Guaritá, Itaperuna-RJ.

Acta Biomedica Brasiliensia

Endereço:
Rua Braulio de souza leite
Mogi mirim / SP
13803-096
Site: http://www.sumarios.org/node/add/revista
Telefone: 19 3806 3339
ISSN: 8
Editor Chefe: Alessandro reis
Início Publicação: 31/08/2016
Periodicidade: Semanal
Área de Estudo: Biologia geral

Avaliação da Adesão ao Tratamento Medicamentoso e Não Medicamentoso de Pacientes Hipertensos Atendidos no PSF Guaritá, Itaperuna-RJ.

Ano: 2012 | Volume: 3 | Número: 1
Autores: BONADIMAN, R.L. BONADIMAN, S.L. SILVA, D.A.
Autor Correspondente: SILVA, D.A. | [email protected]

Palavras-chave: hipertensão arterial, anti-hipertensivos, adesão ao tratamento.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Foi realizada uma pesquisa durante os meses de agosto e setembro de 2010, com 108 pacientes hipertensos atendidos no PSF (Programa Saúde da Família) Guaritá, localizado no bairro Vinhosa, no município de Itaperuna, estado do Rio de Janeiro. O objetivo do estudo foi verificar o grau de adesão ao tratamento medicamentoso e não medicamentoso nos quadros de hipertensão arterial bem como avaliar os níveis pressóricos dos pacientes. Os resultados indicaram que 63,9% dos pacientes não seguem dieta alimentar específica para hipertensão arterial e 75% dos pacientes não praticam exercícios físicos. Em relação ao tratamento medicamentoso, o anti-hipertensivo mais utilizado foi a hidroclorotiazida, presente no tratamento de 63,9% dos pacientes avaliados, seguido do captopril (61,1% dos pacientes), propranolol (27,8%), dentre outros prescritos para menos de 25% dos pacientes. A avaliação da adesão ao tratamento medicamentoso indicou que 69,4% dos pacientes apresentam adesão plena, 17,6% relataram omissão de doses e apenas 13% relataram não adesão ao tratamento. Um total de 87,9% dos pacientes apresentou níveis pressóricos acima dos limites de normalidade. De acordo com os resultados pode-se concluir que os pacientes possuem alta adesão ao tratamento farmacológico e baixa adesão ao tratamento não farmacológico, o que pode ser responsável pela dificuldade de controle dos níveis da pressão arterial.