Aspectos metodológicos e de gamificação em um MOOC sobre tecnologias digitais para o ensino de Matemática

Educação Matemática Debate

Endereço:
Avenida Ruy Braga, s/n, Prédio 3, Sala 3
Montes Claros / MG
39401-089
Site: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd
Telefone: (38) 3229-8273
ISSN: 2526-6136
Editor Chefe: Gilberto Januario
Início Publicação: 02/01/2017
Periodicidade: Anual
Área de Estudo: Educação

Aspectos metodológicos e de gamificação em um MOOC sobre tecnologias digitais para o ensino de Matemática

Ano: 2017 | Volume: 1 | Número: 2
Autores: Eduardo Barrére, Janaina Aparecida Ponté Coelho, Liliane Guedes Baio Camponez
Autor Correspondente: Eduardo Barrére | [email protected]

Palavras-chave: Educação Matemática. Formação de Professores. Gamificação. MOOC.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Um dos desafios atuais em educação é a garantia de um ensino de qualidade, para tal, a formação docente se torna ação primordial. Dessa forma, são necessários estudos sobre a formação continuada de professores, buscando estratégias que auxiliem a prática docente. Como a inclusão de tecnologias digitais nas práticas de ensino ainda é um desafio para muitos professores, emergiu a motivação em oferecermos um curso de formação continuada, em um ambiente virtual de aprendizagem, com o intuito de entender como os professores de Matemática fazem uso das tecnologias na educação, bem como investigar e compreender os elementos da gamificação capazes de potencializar a interação e o engajamento dos professores nesse processo de formação, criando um ambiente propício à leitura e trocas de experiências. Neste cenário, o presente trabalho tem por objetivo apresentar as etapas percorridas na elaboração do MOOC Tecnologias Digitais para o Ensino de Matemática.



Resumo Inglês:

One of the great current challenges in education is the guarantee of a quality education, for this, teacher training becomes an essential action. Thus, it is necessary to study the continuing education of teachers, which seeks strategies that help the teaching practice. As the inclusion of digital technologies in teaching practices is still a challenge for many teachers, emerged the motivation in offering a continuing education course in a virtual learning environment, in order to understand how math teachers make use of technologies in education, as well as to investigate and understand the elements of gamification able to enhance the interaction and the involvement of teachers in this formation process, in order to create an environment conducive to reading and exchanging experiences. In this context, the present study aims to present the steps taken in the production of MOOC Digital Technologies for Mathematics Teaching.