ASPECTOS GEOGRÁFICOS E GEOLÓGICOS DA ÁREA DO MORRO BRANCO E CIRCUNVIZINHANÇAS NOS MUNICÍPIOS DE SANTO ANTONIO DO LEVERGER E CHAPADA DOS GUIMARÃES – ESTADO DE MATO GROSSO - BRASIL.

Revista Geoaraguaia

Endereço:
Avenida Governador Jaime Campos, nº 6.390
/ MT
78.600-000
Site: http://araguaia.ufmt.br/revista/index.php/geoaraguaia/index
Telefone: (66) 3405-5317
ISSN: 22369716
Editor Chefe: Romario Rosa de Sousa
Início Publicação: 30/06/2011
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Geografia

ASPECTOS GEOGRÁFICOS E GEOLÓGICOS DA ÁREA DO MORRO BRANCO E CIRCUNVIZINHANÇAS NOS MUNICÍPIOS DE SANTO ANTONIO DO LEVERGER E CHAPADA DOS GUIMARÃES – ESTADO DE MATO GROSSO - BRASIL.

Ano: 2013 | Volume: Especial | Número: Especial
Autores: LUCELMA APARECIDA NASCIMENTO, LEONARDO CRISTIAN ROCHA, DEOCLECIANO BITTENCOURT ROSA
Autor Correspondente: L A N, L C R, D B R | [email protected]

Palavras-chave: Mato Grosso, Morro Branco, Serra de São Vicente, rio Aricá-Açu, Formação Furnas.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo apresenta os resultados de um levantamento geográfico-geológico que foi realizado na localidade de Morro Branco e circunvizinhanças, situadas no limite entre os municípios de Cuiabá, Santo Antonio do Leverger e Chapada dos Guimarães. Localmente foram estudados os aspectos fisiográficos com ênfase aos dados climáticos, a geologia, o relevo, os solos, a hidrologia e a cobertura vegetal. O objetivo deste trabalho foi à delimitação desta área que apresenta recursos naturais importantes para esta parte do Estado que se posiciona como uma continuação da Serra de São Vicente em sua parte noroeste. A metodologia utilizada nestes trabalhos envolveu trabalhos de campo de mapeamento regional, onde foram determinadas novas coletas dos tópicos pré-citados, caracterizando inicialmente as oscilações climáticas e depois a execução de amostragens de águas nas diversas nascentes dos rios Aricá Açu e Aricá Mirim cujas fontes são provenientes de rochas graníticas pertencentes, a unidade litodêmica Granito São Vicente, e areníticas referidas à unidade litoestratigráfica Formação Furnas, que se constituem em aquíferos que armazenam e fornecem águas de excelentes qualidades, segundo análises químicas já realizadas. Outro fato é o aproveitamento desta área para a obtenção de material para a construção civil, e também para a implantação de outras Áreas de Preservações Permanentes, afora as que já existem pela presença de uma cobertura vegetal exuberante onde até exemplares da Mata Atlântica podem ser encontrados, tal como a palmeira anã, assim como, também a delimitação do contato entre as unidades do modelado do relevo que predominam regionalmente, ou seja, a Baixada Cuiabana e o Planalto dos Guimarães.