Aspectos do “fazer história” e sua prática no Ceará da segunda metade do século XIX

Revista Em Perspectiva

Endereço:
Avenida da Universidade, 2762 - Campus do Benfica, Área II, 1º andar - Benfica
Fortaleza / CE
60020-180
Site: http://periodicos.ufc.br/emperspectiva
Telefone: (85) 3366-7741
ISSN: 2448-0789
Editor Chefe: Ana Rita Fonteles Duarte
Início Publicação: 10/12/2015
Periodicidade: Anual
Área de Estudo: História

Aspectos do “fazer história” e sua prática no Ceará da segunda metade do século XIX

Ano: 2019 | Volume: 5 | Número: 1
Autores: J. A, V. Oliveira
Autor Correspondente: J. A, V. Oliveira | [email protected]

Palavras-chave: Fazer história, História e método, Prática histórica

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Partimos do pressuposto que o ato que redunda no gesto de “fazer história” é mediatizado por técnicas próprias de produção, organizadas conforme os aspectos inerentes a um lugar e a um tempo específicos. Em função desse lugar, métodos são instaurados, interesses delineados e as propostas se organizam. E o tempo a ser aludido aqui é aquele que transcorre ao longo da segunda metade do século XIX, período que presenciou o “nascimento” da historiografia cearense, como define José Honório Rodrigues, e que terá com a fundação do Instituto do Ceará, em 1887, a consolidação de uma fase de “amadurecimento” e de contínua e sistemática pesquisa histórica. E diante desse cenário, do “nascimento” ao “amadurecimento”, um considerável caminho se fez percorrer, no qual as fronteiras entre literatura e história, que ainda não se viam claramente estabelecidas, foram sendo definidas, definição esta que teve na instituição histórica erigida em 1887 um papel conformador e autorizador. Toda essa dinâmica compunha a cultura histórica que se vivenciava nesse período, uma cultura dinâmica, em construção e com constantes ressignificações. Sendo assim, o que nos propomos ao longo do presente texto é enveredar por esse caminho decorrido, buscando perceber os atores inseridos e atuantes no contexto dessa cultura histórica, em que as relações do presente com o passado, e o resultante direto disso, qual seja, o próprio gesto de se escrever a história, se fazem continuamente em discussão. E mesmo diante de opiniões e posturas diversas, de caminhos múltiplos, o trajeto percorrido levará sempre ao mesmo lugar, tendo em vista que a escrita (da história) coloca outra coisa que não ela mesma, a saber, a realidade à qual se refere.



Resumo Inglês:

We start from the previous condition that the actresulting in the gesture of “making history” is mediated by its own productional techniques, organized according to the inherent aspects of a specific place and time. Depending on this place, methods are established, delineated interests and proposals are organized. And the time to be alluded here is that which occurs during the second half of the nineteenth century, a period that witnessed the "birth" of the historiography of Ceará, as defined by José Honório Rodrigues, and which will have with the foundation of the Instituto do Ceará in 1887 , the consolidation of a phase of "maturing" and of continuous and systematic historical research. And in the face of this juncture, from "birth" to "maturing", a considerable path was taken, in which the boundaries between literature and history, which were not yet clearly esta blished, were defined, something that was made in the historical institution erected in 1887 like a shaping and authorizing condition. All this dynamic constituted the historical culture that was lived in this period, a dynamic culture, under construction and with constant re-significances. Thus, what we propose throughout the present text is to follow this path, seeking to perceive the actors inserted and acting in the context of this historical culture, in which the pr esent and past relations, and the direct result of it, that is , the gesture of writing history, are constantly being discussed. And even in the face of diverse opinions and postures, of multiple paths, the trail traveled will always lead to the same place, since the writing (of history) poses something other than itself, namely the reality to which it refers.