ASPECTOS DA MICROESTRUTURA DE VOCABULÁRIOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS: A NECESSIDADE DE UM TRABALHO CONJUNTO ENTRE TERMINÓLOGOS/LINGÜISTAS E ESPECIALISTAS.

Revista de Letras

Endereço:
Av. Universidade, 2683. - Térreo - Benfica
Fortaleza / CE
60020-181
Site: http://www.periodicos.ufc.br/revletras/index
Telefone: (85) 9877-6074
ISSN: 0101-8051 / 2358-4793
Editor Chefe: Maria Elias Soares
Início Publicação: 31/12/1977
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Letras, Área de Estudo: Linguística

ASPECTOS DA MICROESTRUTURA DE VOCABULÁRIOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS: A NECESSIDADE DE UM TRABALHO CONJUNTO ENTRE TERMINÓLOGOS/LINGÜISTAS E ESPECIALISTAS.

Ano: 2002 | Volume: 1 | Número: 24
Autores: R. C. G. Braga
Autor Correspondente: R. C. G. Braga | [email protected]

Palavras-chave: definição, sistema de remissivas, dicionário especializado

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este texto analisa as definições e o sistema de remissivas de três termos de dois dicionários especializados na área de telefonia. Para tanto, examina os enunciados definicionais à luz do que rege as normas ISO 1087 e 704 e verifica a rede de remissivas e sua eficiência, salientando a importância das remissões para a reorganização do saber da área por parte do consulente. Por fim, enfatiza a necessidade e sucesso do trabalho conjunto entre terminólogoslingüístas e especialistas das áreas na produção de dicionários especializados.



Resumo Inglês:

This paper analyses the definitions and the relational system of three terms of two cellular telephony dictionaries. For this, it examines the definitions in view of ISO 1087 and 704 rules and verifies the relational net and its efficiency, emphasizing the importance of relational system to the area knowledge reorganization. Finally, it emphasizes the necessity of a common work between linguists and specialists in the production of special dictionaries.