Artes e memórias na Ilha de Santa Catarina: expressão visual e performance musical na trajetória de Valdir Agostinho

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ISSN: 2175-0173
Editor Chefe: Mirian Carbonera
Início Publicação: 01/01/1986
Periodicidade: Bimestral
Área de Estudo: Arqueologia, Área de Estudo: História

Artes e memórias na Ilha de Santa Catarina: expressão visual e performance musical na trajetória de Valdir Agostinho

Ano: 2019 | Volume: 32 | Número: 51
Autores: Luciano Py de Oliveira
Autor Correspondente: Luciano Py de Oliveira | [email protected]

Palavras-chave: valdir agostinho, história oral, artes visuais

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo apresenta parte da trajetória artística do catarinense Valdir Agostinho, com base no seu acervo pessoal, que reuniu diferentes tipos de documentos, como evidência de sua carreira. Dentre as artes visuais, destaca-se a pandorga, objeto que adquire status de obra de arte, escolhido como amostragem e análise neste trabalho, que se integra à pesquisa ampliada, como parte do projeto de tese. Foram escolhidas três pandorgas, em função de ênfases e perspectivas distintas: a representação autobiográfica; a temática da natureza e do meio ambiente; as tradições orais da Ilha de Santa Catarina, articuladas ao desenvolvimento de oficinas de arte. O artigo pretende demonstrar que o trânsito pela cidade permitiu ao artista vivenciar diferentes redes de sociabilidade, em direção à modernidade, como na pandorga “O Roqueiro”; consolida-se como artista profissional com a pandorga “Ecologia no ar”, adotando essa temática como um dos eixos principais de seu trabalho; retorna para a Barra da Lagoa, seu bairro nativo e passa a adotar outro eixo temático, a cultura popular, assim como fez seu mestre Franklin Cascaes, o que pode ser percebido na pandorga “Flor de renda”.



Resumo Inglês:

This article intends to present a sample of Valdir Agostinho’s artistic trajectory. The research started in the artist’s personal archive, which gathered different types of documents, as a evidence of his career. Among his production, in Visual Arts, we highlight the pandorga (‘kite’),  object that acquires status of art work, chosen as sampling and analysis in this work, which integrates the expanded research as part of thesis project. There were selected three pandorgas, according to different emphases and perspectives: the autobiographical representation; the theme of nature; the environment and the Oral Tradition of Santa Catarina’s Island, articulated to the development of art workshops. The article aspire to demonstrate that the transit through the city allowed the artist to experience different sociability networks towards modernity, as in the kite named “O Roqueiro”; the professional artist’s consolidation came with the kite “Ecologia no ar”, embracing this theme as a landmark of his work; the return to Barra da Lagoa, his native neighborhood when he starts to adopt another thematic axis, the popular culture, like his master Franklin Cascaes, observed in the kite “Flor de renda”.