ARTE E (DES)FORMAÇÃO HUMANA NO PENSAMENTO DE MARTIN HEIDEGGER

Revista Ideação

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Editor Chefe: Laurenio Leite Sombra
Início Publicação: 31/01/1997
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Filosofia

ARTE E (DES)FORMAÇÃO HUMANA NO PENSAMENTO DE MARTIN HEIDEGGER

Ano: 2018 | Volume: 1 | Número: 38
Autores: Eliana Henriques Moreira
Autor Correspondente: Eliana Henriques Moreira | [email protected]

Palavras-chave: Arte, Formação, Ontologia

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Neste artigo discutimos a relação que se estabelece entre o fenômeno da Arte, vista desde suas origens, e a Formação humana a partir do pensamento de Martin Heidegger. Ao tratar a questão da Arte, o filósofo esclarece que toda sua discussão sobre Arte está inteiramente voltada para a questão central do seu pensamento, qual seja, a questão do sentido do Ser. Sendo assim, a discussão sobre a Arte se faz desde o horizonte ontológico e neste o sentido fundamental da Arte é que ela se mostra como uma origem, um âmbito originário que torna possível a instalação de um mundo, um novo mundo que torna possível a habitação humana na Terra. Sendo assim, a questão da Formação humana, também vista desde esse horizonte ontológico, indica que, o que a Arte propicia é muito mais uma des-formação do ser humano, no sentido de que a Arte retira o homem do modo comum de compreender e valorar para entrar na verdade da obra. Desta forma, propicia um novo modo de pertencimento do homem ao mundo, a uma trama de sentidos e significados que sem a Arte nem sequer existiriam e que não voltarão a ser depois. Sendo assim, a Arte retira do modo comum, do ordinário, fazendo ver o extraordinário, tira do habitual para um novo modo de estar no mundo. Portanto, não se trata de uma Formação para o Belo, a Formação ou melhor a des-formação que a Arte propicia é muito mais a de uma trans-Formação nos modos de ser do homem no mundo. Algo que possibilita a criação de novos horizontes de sentido.



Resumo Inglês:

In this article we discuss the relationship that is established between the phenomenon of Art, seen from its origins, and the human Formation from the thought of Martin Heidegger. In dealing with the question of Art, the philosopher clarifies that all his discussion of Art is entirely concerned with the central question of his thought, that is, the question of the meaning of Being. Thus, the discussion about Art is made from the ontological horizon and in this the fundamental sense of the Art is that it shows itself as an origin, an original scope that makes possible the installation of a world, a new world that makes possible human habitation on Earth. Thus, the question of Human Formation, also seen from this ontological horizon indicates that what the Art provides is much more a deformation of the human being, in the sense that Art takes man out of the common way of understanding and valuing to enter into the truth of the work. In this way it provides a new way of belonging to man to the world, to a web of meanings and meanings that without Art would not even exist and that will not be later. Thus, art withdraws from the ordinary mode, showing the extraordinary, from the usual to a new way of being in the world. Therefore, it is not a Formation for the Beautiful, the Formation or rather the de-formation that the Art provides is much more of a trans-Formation in the ways of being of the man in the world. Something that makes possible the creation of new horizons of meaning.