Aproximações entre a obra de Christian Boltanski e o estímulo composto no drama

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ISSN: 1809290X
Editor Chefe: Lilia Neves Gonçalves
Início Publicação: 31/12/2004
Periodicidade: Anual
Área de Estudo: Artes

Aproximações entre a obra de Christian Boltanski e o estímulo composto no drama

Ano: 2010 | Volume: 6 | Número: 2
Autores: Célida Salume Mendonça
Autor Correspondente: Célida Salume Mendonça | [email protected]

Palavras-chave: Fotografia, memória, Drama, estímulo composto, recepção, processo criativo.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O texto estabelece aproximações entre a obra do artista francês Christian Boltanski e o estímulo
composto, recurso utilizado no processo criativo do Drama. As fotografias aparecem como
uma realidade coletiva imbuída de um imaginário; assim como roupas, que transformadas em
obra de arte, têm em comum o fato de serem simultaneamente presença e ausência, objeto e
recordação. O artista reinventa vidas, criando imagens que cada observador pode interpretar
a seu modo. Com fotos “falsas”, ele conta o que supostamente são histórias “verdadeiras”. A
obra lança o espectador para algo que já faz parte dele e que é trazido à consciência como
um teatro de lembranças. No Drama, o professor é também artista no percurso criador de
pesquisa, escolha, seleção e produção do material para o processo de investigação cênica,
contribuindo para o engajamento na atividade dramática. Em um baú contendo partes de uma
memória coletiva, fragmentos de um diário, cartas, objetos pessoais e fotografias podem dar
vida a personagens desconhecidas, trazendo à tona uma trama elaborada pelos participantes.
O estímulo composto insere o grupo na situação dramática, aprimora e acrescenta novas informações
à narrativa, facilitando a imersão em uma realidade virtual.



Resumo Francês:

Le texte présente des liens entre le travail de l’artiste français Christian Boltanski et le compound
stimulus, outil utilisé au processus de création du Drama. Les photos apparaissent comment
une réalité collective imprégnée d’une imaginaire. Les images et les vêtements, lorsque
transformés en oeuvres d’art, ont en commun le fait d’être, en même temps, présence et absence,
objet et souvenir. L’artiste réinvente la vie en créant des images que chaque spectateur
peut interpréter à son façon. Avec des photos “fausses”, il raconte ce qui pourraient être histoires
“vraises”. Le travail de Boltanski introduit le spectateur à quelque chose qui lui appartient
d’avance et qui le conduit à sa conscience, comme un théâtre de souvenir. Au process drama,
l’enseignant est aussi un artiste dans le parcours créatif de la recherche, du choix, de la sélection
et de la production du matériel pour le processus de recherche scénique, en contribuant
à l’engagement des participants aux activités dramatiques. Dans un coffre contenant des parties
d’une mémoire collective, fragments d’un journal intime, lettres, objets personnels et des
photographies peuvent aider à émerger des personnages inconnus en mettant en évidence
l’intrigue faite pour les participants. Le compond stimulus insère le groupe dans une situation
dramatique, améliore et ajoute des nouvelles informations à la narrative en facilitant l’immersion
dans une réalité virtuelle.