Aproximações de si
Revista Apotheke
Aproximações de si
Autor Correspondente: Thais Oliveira da Rosa | [email protected]
Palavras-chave: Poética, arte afro-brasileira, cultura
Resumos Cadastrados
Resumo Português:
Inúmeros são os artistas afro-descendentes que atualmente desdobram suas questões e experiências através da arte, imbricando sua existência como pessoa a de artista com a obra. Este texto propõe discorrer sobre a construção da obra/artista a partir de uma poética com percepções autobiográficas que aborda questões étnico-raciais, partindo de percepções individuais indo ao encontro dos contextos socioculturais. Para isso, iniciamos contextualizando e traçando os processos que envolvem a população negra no Brasil, como a miscigenação, e os distanciamentos que separam o povo afro-brasileiro de tomar posse de sua narrativa e conhecer o seu passado, abordando uma poética que evoca uma aproximação à cultura afro-brasileira. Assim, a escrita aponta as implicações, a partir da diáspora, que se desdobram até a atualidade, estruturando éticas, epistemologias e narrativas hegemônicas.
Resumo Inglês:
There are countless Afro-descendent artists who currently unfold their questions and experiences through art, imbranding their existence as a person and that of an artist together with the work. This text proposes to discuss the construction of the work / artist from a poetics with autobiographical perceptions that addresses ethno-racial issues, starting from individual perceptions going against socio-cultural contexts. For this, we start by contextualizing, and tracing the processes that involve the black population in Brazil, such as miscegenation, and the distances that separate the Afro-Brazilian people from taking possession of their narrative and knowing their past, approaching a poetics that seeks to evoke a approximation to Afro-Brazilian culture. Thus the writing points out the implications from the diaspora that unfold until today, structuring ethics, epistemologies and hegemonic narratives.
Resumo Espanhol:
Son innumerables los artistas afrodescendientes que en la actualidad despliegan sus interrogantes y vivencias a través del arte, imbuyendo su existencia como persona con la de un artista junto con la obra. Este texto propone discutir la construcción de la obra / artista desde una poética con percepciones autobiográficas que aborda cuestiones etno-raciales, partiendo de percepciones individuales en contra de contextos socioculturales. Para ello, partimos de contextualizar y trazar los procesos que involucran a la población negra en Brasil, como el mestizaje, y las distancias que separan al pueblo afrobrasileño de tomar posesión de su narrativa y conocer su pasado, acercándonos a una poética que busca para evocar una aproximación a la cultura afrobrasileña. Así, el escrito señala las implicaciones desde la diáspora que se despliegan hasta hoy, estructurando éticas, epistemologías y narrativas hegemónicas.