Aprendizagem e desempenho motor esboçando uma didática pianística a partir dos ciclos de movimento

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ISSN: 1808-3129
Editor Chefe: Monique Vandresen
Início Publicação: 01/01/2006
Periodicidade: Diário
Área de Estudo: Artes

Aprendizagem e desempenho motor esboçando uma didática pianística a partir dos ciclos de movimento

Ano: 2010 | Volume: 5 | Número: 7
Autores: Fernando Pabst Silva
Autor Correspondente: Fernando Pabst Silva | [email protected]

Palavras-chave: ação pianística, aprendizagem motora, desempenho motor, didática

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo procura levantar dados advindos de áreas como a ergonomia, cinesiologia e biomecânica que venham ajudar a compreensão da ação pianística. Essa investigação tem o intuito de cruzar e confrontar informações vindas de áreas adjacentes, ou seja, interdisciplinarmente, com o objetivo de informar a concepção de um sistema didático para a ação pianística que inclua conhecimentos mais amplos. Através do questionamento de práticas comuns da didática instrumental, este fundamentado nas noções de aprendizagem e desempenho motor da área das ciências do movimento, foi lançada uma hipótese de trabalho baseada nos conceitos de Póvoas (1999). A partir de um fragmento musical de Sergei Rachmaninov, que ilustra a aplicação dos ciclos de movimentos, foi traçado um esboço de uma didática pianística sintética que integra conhecimentos da ação pianística conceituados pela autora.



Resumo Inglês:

This paper intends to gather cross-area information from areas such as ergonomics, kinesiology, and biomechanics which might help understand the piano playing action and apparatus. This investigation seeks to intersect and confront data and concepts from closely related areas of knowledge, that is, interdisciplinarily, aiming to conceive a pedagogical system for the subarea of piano playing action that includes a wider range of knowledge. By the means of questioning well-established practices common to the pedagogy of the instrument - a questioning based on the notions of motor control and learning hailing from the areas of human movement science - a work hypothesis was outlined having as basis the concepts of Póvoas (1999).Through a musical fragment taken from Sergey Rachmaninov, serving as an example for the aplicability of cycles of movement, a global-oriented piano pedagogy outline was traced.