A APLICAÇÃO DE UM JOGO PARA MOTIVAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CURSOS DE ENGENHARIA E CIÊNCIAS EXATAS

Revista Temas em Educação

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ISSN: 2359-7003
Editor Chefe: Ana Cláudia da Silva Rodrigues e Fabiana Sena
Início Publicação: 03/01/2010
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Psicologia, Área de Estudo: Sociologia, Área de Estudo: Administração, Área de Estudo: Ciências Contábeis, Área de Estudo: Linguística

A APLICAÇÃO DE UM JOGO PARA MOTIVAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CURSOS DE ENGENHARIA E CIÊNCIAS EXATAS

Ano: 2020 | Volume: 29 | Número: 2
Autores: F. G. Fernandes, R. A. T. Mollo, F. C. Barbosa
Autor Correspondente: F. G. Fernandes | [email protected]

Palavras-chave: atividades lúdicas, ensino-aprendizagem, jogos.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Os jogos e as aulas roteirizadas com a linguagem de jogos (gameficação) estão cada vez mais presentes na universidade e são estratégias importantes de encantamento e motivação para uma aprendizagem mais rápida e próxima da vida real. Para gerações acostumadas a jogar, a linguagem de desafios, recompensas, de competição e cooperação é atraente e fácil de perceber. Os jogos colaborativos e individuais; de competição e colaboração; de estratégia, com etapas e habilidades bem definidas se tornam cada vez mais presentes nas diversas áreas de conhecimento e níveis de ensino. Nesta linha de raciocínio, este trabalho tem como objetivo principal apresentar a aplicação de um jogo em turmas das disciplinas de Cálculo I e Algoritmos e Programação de Computadores dos cursos de graduação em Engenharias Civil,de Minas e de Produção, Ciências da Computação e Física Licenciatura da Universidade Federal de Goiás –Regional Catalão. A finalidade desta pesquisa foi analisar se os estudantes se sentem mais motivados a aprender em aulas lúdicas comparadas com aulas tradicionais adotadas na instituição. Os alunos que participaram da pesquisa responderam questionários. Os resultados obtidos foram analisados e apresentados na forma de gráficos para melhor compreensão das informações. Logo, observou-se que estes estudantes preferem as aulas no ensino superior sejam ministradas pela junção de ambas as metodologias: tradicional e lúdica, uma vez que uma complementa a outra.